Com a chegada do verão, aplique o protetor solar corretamente

Veja 7 erros comuns na hora de passar o produto na pele

09/12/2014 10:18 / Atualizado em 04/05/2020 16:39

O site Beleza Extraordinária listou 7 erros comuns que cometemos quando vamos passar protetor solar em nossas peles. Com a chegada do verão, qualquer vacilo pode custar queimaduras intensas e até insolação. Portanto, evite os seguintes erros:

1 – APLICAR O PROTETOR SOLAR APENAS DE MANHÃ

Muita gente tem por hábito aplicar o protetor apenas quando sai de casa, sem saber quão nociva esta prática é. Geralmente, as fórmulas de proteção duram na pele no máximo por duas horas, e, depois deste período, não são mais eficazes. O suor e os banhos de àgua salgada ou de piscina também vão retirando o produto da pele, expondo-a de novo ao sol.

2 – APLICAR PROTETOR APENAS NOS DIAS ENSOLARADOS

Em dias nublados ou de chuva, 40% dos raios solares nocivos atingem a superfície da terra, e também podem causar danos à pele. Desta forma, é importante usar protetor solar em todos os dias do ano.

3 – USAR POUCA QUANTIDADE DE PRODUTO

Para conseguir o máximo de proteção, o corpo humano necessita, no mínimo e em média, da quantidade equivalente a três colheres de sopa de protetor solar, e, apenas para o rosto, o mesmo que uma moeda de 5 centavos.

4 – CONTAR COM OS PRODUTOS DE MAQUIAGEM COM FPS PARA PROTEÇÃO TOTAL

Muitas vezes, as mulheres podem cair no equívoco de substituir o protetor solar por produtos de maquiagem que têm FPS. Além de terem fator de proteção consideravelmente menos que um creme específico, estes produtos não serão reaplicados durante o dia, como um protetor deveria ser.

5 – ESQUECER DE SE PROTEGER DE OUTRAS FORMAS

Além do protetor solar, a exposição exagerada na praia ou no campo requer outros tipos de proteção, como sombrinhas, chapéus e óculos de sol.

6 – NÃO APLICAR PROTETOR NAS ÀREAS DO CORPO COBERTAS COM ROUPA

É de extrema importância proteger todas as partes do corpo que se forem expor ao sol, mesmo que fiquem por baixo do biquiní ou maiô, pois os raios solares também penetram certas fibras e tecidos, e de acordo com a sua intensidade, podem causar danos irreversíveis à pele.

7 – USAR O MESMO PRODUTO POR VÁRIOS ANOS

Mesmo que a embalagem do protetor solar não esteja acabando, é importante verificar o prazo de validade do mesmo. Em todos os produtos de beleza, a validade é algo a ter em conta, mas mais ainda para fórmulas específicas para combater os efeitos nocivos do sol. Com o tempo e as altas temperaturas a que é exposto, o protetor perde a sua eficácia.

+ Proteção

Apesar de parecer fácil, aplicar o produto pode não ser uma tarefa tão simples assim. Os cuidados vão desde a escolha do tipo de protetor solar até a reaplicação. A seguir nós explicamos o passo a passo para acertar na proteção da pele.  Quem dá a dica completa é o site Minha Vida. Clique aqui e conheça

Confira as dicas e aproveite o verão sem correr o risco de afetar sua saúde.

Usar protetor solar evita o avanço de doenças graves
Usar protetor solar evita o avanço de doenças graves

1. Escolha a textura do protetor solar 

Creme, gel, spray, sérum, com maquiagem e até mousse, existem diversas apresentações do protetor solar.

2. Escolha o FPS

O número do FPS corresponde a quantas vezes a mais sua pele está protegida contra o efeito danoso do sol em comparação com nenhuma proteção. O fator de proteção solar médio recomendado para a população brasileira é 30, mas para escolher o FPS ideal para você primeiro é preciso conhecer seu tipo de pele. Quanto mais clara, maior a proteção necessária, maior o FPS.

3. Use a quantidade certa

A quantidade certa de protetor solar para prevenir os efeitos danosos do sol a ser aplicada na pele é de 2 mg/cm² , o que corresponde a cerca de 40 ml para um indivíduo que pese 70 Kg.

4. Espalhe bem

Cada tipo de protetor solar deve ser passado de uma forma específica. Acompanhe as indicações impressas nas embalagens de cada produto.