Conheça 15 tipos de DSTs e como preveni-las
Ao contrário do que parece, muitas vezes, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) não são propagadas apenas por sexo – outros tipo de contato, como o beijo e o toque no local, também podem passar algumas delas.
Certos tipos de DST têm cura e a realização do tratamento correto faz toda a diferença para a saúde de quem está ou tem o problema, assim como para os seus parceiros. A notícia foi publicada no site Minha Vida.
Além disso, as DST vão muito além do HIV e gonorreia, por exemplo, que são bastante conhecidos.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
HPV
O que é: HPV é a sigla para papiloma vírus humano. Ele infecta a uma camada do epitélio – parte interna da bexiga – que pode causar lesões benignas, como as verrugas genitais, e malignas como alguns tipos de câncer, sendo o câncer de colo de útero e o câncer de anus os mais comuns. Existem mais de cem tipos de HPV e a grande maioria não causa câncer ou grandes complicações, uma vez que são combatidos pelo próprio organismo.
Cancro mole
O que é: Cancro mole é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Haemophylus ducrey. “É caracterizada por lesões genitais múltiplas e ulceradas, dolorosas e que apresentam secreção do tipo pus. É muito mais comum nos homens do que nas mulheres”, diz o infectologista Rigato Júnior. Nos homens as feridas aparecem na glande (cabeça do pênis) e nas mulheres ficam na vagina e/ou no ânus e nem sempre elas são visíveis, mas provocam dor durante o sexo ou ao evacuar.
Confira os estudos aqui.