Conheça alguns hábitos que podem estar ‘sugando’ a sua energia

23/12/2016 00:22 / Atualizado em 07/05/2020 04:37

O site Minha Vida listou 8 hábitos que costumamos repetir sem ter consciência de que eles podem estar minando a nossa disposição, seja para a prática de exercícios ou para simples atividades do cotidiano.

Esses hábitos vão muito além das horas de sono, quantidade e ritmo de trabalho de cada pessoa – a sua postura, opção de sobremesa ou lanche da tarde e até aquele “inocente” cafezinho num momento de intervalo do trabalho podem estar sugando as suas energias.

“A partir do momento que você lembra de alguma parte do seu corpo, você está desprendendo energia a mais para o seu funcionamento, da mesma forma que uma pessoa com um ataque de asma lembra de respirar e isso está demandando maior esforço dela”, diz o angiologista e cirurgião vascular Bruno de Lima Naves.

Conheça oito hábitos que podem estar sugando a sua energia e disposição:

Comer muito açúcar

A ingestão de qualquer nutriente de forma exagerada pode causar prejuízos ao organismo. O consumo de açúcar em grandes quantidades, por exemplo, está relacionado ao ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão entre outros problemas.

 
  - Rafael Guirro Photo

“O excesso se dá quando uma pessoa ultrapassa a sua capacidade de absorver aquele nutriente, mas esses limites são individuais e uma vez que são ultrapassados vão fazer mal. Como as doenças relacionadas ao consumo exagerado de açúcar são, em sua maioria, silenciosas, um importante sinal de alerta para buscar ajuda médica é se você está comendo a mesma quantidade de açúcar e ficando mais cansado”, afirma Guilherme Giorelli, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia.

Ingerir muita cafeína

“Se a pessoa estiver cansada e tomar cafeína ela vai se sentir mais disposta, mas a grande questão é que esta disposição não é real. Depois de uma ou duas horas o efeito vai passar e se ela se esforçou ainda mais neste período o cansaço depois também vai ser maior”, explica o nutrólogo Guilherme.

wp-image-1093642
wp-image-1093642 - Getty Images/iStockphoto
 [/img]

Segundo ela o ideal é que a pessoa consuma um carboidrato (pão, cereais, torrada, tapioca etc.), uma fonte de vitaminas (fruta ou suco de fruta) e uma proteína (ovo, frios, leite ou derivados) no café da manhã, mas, caso ela realmente não consiga, o importante é quebrar o jejum com algum destes alimentos.

Passar muito tempo sentado

Ficar muito tempo sentado pode deixar você cansado. Isso porque a musculatura da panturrilha funciona como uma espécie de “coração venoso periférico”, ou seja, quando você se movimenta ela consegue mandar o sangue de volta para o coração mais facilmente.

 
  - Getty Images/iStockphoto

“Essa renovação do sangue é necessária para que se chegue oxigênio e nutrientes em todo o organismo. Quando se fica muito tempo parado na mesma posição o sangue venoso, que deveria estar retornando para o coração, começa a ficar parado do joelho para baixo, o que gera uma sensação de perna pesada, que é confundida com um cansaço e isso é um ‘vampiro’ de energias”, explica o angiologista e cirurgião vascular Bruno de Lima Naves.

Outro fator que demanda atenção é que este hábito também pode gerar outros sintomas, “como queimação, edema, as telangectasias – que são os chamados “vasinhos” – e as varizes. O mesmo não ocorre quando estamos deitados, por exemplo, pois esta posição facilita o retorno do sangue das pernas ao coração”, afirma Andrea Klepacz, cirurgiã vascular.

Leia outros quatros hábitos que sugam nossa energia no site Minha Vida.