8 coisas que o SUS oferece e você não sabe
O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Direitos dos Usuários do SUS
A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. Veja o conteúdo completo aqui.
Alguns dos serviços mais conhecidos do SUS são a Farmácia Popular, Melhor em Casa – Assistência Domiciliar (para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo), Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) – DST/AIDS, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o calendário de vacinação (saiba mais sobre cada serviço aqui).
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
- 8 sintomas de diabetes na boca: identifique e trate a tempo
Reunimos uma lista de outros tratamentos e cursos oferecidos pelo SUS:
- DIU de cobre
- Curso gratuito sobre o uso de plantas medicinais
- Meditação e terapias alternativas
- Adesivo para tratamento contra o Alzheimer
- Cirurgias reparadoras para mulheres que sofreram algum tipo de violência
- Pílula anti-HIV
- Antipsicótico para tratamento de Parkinson
- Shantala, terapia de massagem para bebês