Pesquisa mostra que 6 em cada 10 jovens não usam camisinha
Apesar da camisinha ser o método mais eficaz de evitar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), os jovens nem sempre a utilizam. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, inclusive, apontou que 6 em cada 10 adolescentes entre 15 e 19 anos não usaram o preservativo em alguma relação sexual durante 2016.
A opinião destes jovens, no entanto, é contraditória. A mesma análise expôs que 9 em cada 10 deles sabem que usar camisinha é a melhor maneira de evitar o vírus da HIV.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a transmissão de DSTs aumentaram de alguns anos para cá. No período de 2006 até 2015, a cada 100 mil habitantes, os casos de homens entre 13 e 19 anos com HIV cresceram de 2,4% para 6,9% ; já de mulheres, subiram de 3,6% para 4,1%.
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- Aumentam os casos de amputação por câncer de pênis; veja como evitar
- As 6 infecções sexualmente transmissíveis mais comuns que existem
Em relação a Sífilis, o aumento de casos foi de 3,8% entre 2011 e 2016. Em outubro do ano passado, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o Brasil vive uma epidemia da doença.
Especialistas apontam diversas causas para a falta de uso de camisinha, como a ausência de informação, a mudança no impacto da Aids e a facilidade de encontrar parceiros – por meio de aplicativos de relacionamento, por exemplo.
No site governamental, há informações sobre a importância do uso da camisinha, como utilizá-la e onde retirar o preservativo. Veja aqui. Entenda também as formas de contágio do HIV.
- O vírus do HIV deve ser levado com seriedade, mas existem diversos mitos que envolvem a doença. Nesta publicação, aprenda 10 mitos ou verdades sobre o HIV.