Saiba mais sobre as causas e os sintomas da alergia alimentar
A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que acontece após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo em pequenas quantidades, algumas comidas podem causar sinais e sintomas que variam de intensidade, podendo ser graves ou apresentar riscos de vida.
A alergia alimentar é confundida muitas vezes com intolerância alimentar, que é uma reação mais comum, mas menos grave e que não envolve o sistema imunológico. O Minha Vida publicou um artigo interessante para explicar mais sobre a alergia alimentar e resolvemos replicar por aqui.
A alergia alimentar afeta de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos. Mesmo que não exista cura, algumas crianças superam a reação à medida que envelhecem.
- Barcelona x Atlético de Madrid: aproveite a odd 2.75 para Raphinha marcar
- 8 sintomas de Parkinson que todo mundo deveria conhecer
- Como apostar em cartões: guia completo
- Entenda como sinal de Alzheimer pode ser identificado 25 anos mais cedo
Confira um trecho:
Causas
A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.
A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.
Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são bem menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso.
Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:
• Ovo
• Leite
• Amendoim
• Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta)
• Soja
• Frutas secas
• Glúten (doença celíaca)
A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda.
Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:
• Peixe
• Amendoim
• Frutos do mar
• Frutas secas
Muitas pessoas acreditam ter alergia alimentar, mas, na realidade, menos de 1% deles possui alergias reais. A maioria dos sintomas é causado por intolerância a alimentos.