Saiba quais alimentos aumentam os furinhos da celulite
A celulite nada mais é que o acúmulo de gordura localizada que se apresenta em forma de covinhas na pele. Hereditariedade, problemas circulatórios, alterações hormonais, má alimentação e falta de atividade física estão entre as causas da origem desse problema.
Em alguns casos, o nível de inflamação da célula é tão grande que chega a causa dor local. Apesar disso, essa não é uma condição médica grave. O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, listou os alimentos que podem aumentar a incidência dos furinhos na pele. Confira:
Doces
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Controlar o açúcar é uma das maiores preocupações de quem luta contra a balança e não deve ser diferente para quem quer fugir da celulite. A nutricionista Bruna Pineda, da Academia Pelé Club, em São Paulo, conta que o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. “Nas mulheres, essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem os furinhos”, explica. De acordo com as orientações da Pirâmide Alimentar, os doces devem corresponder a um máximo de 220 kcal do nosso dia, o equivalente a 50 gramas de chocolate ao leite.
Gorduras
Frituras e outros alimentos ricos em gordura saturada são os maiores vilões da pele saudável. “É importante lembrar que até os alimentos ricos em gorduras boas transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas”, explica a nutricionista Vanessa Albacete. Todas essas substâncias desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.
Não é preciso, porém, ser radical e cortar completamente as gorduras da alimentação – muitas delas são benéficas à saúde. “Óleos vegetais, sementes, castanhas e frutas como o coco, o abacate e o açaí possuem gorduras boas e devem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação”, orienta a nutricionista.
Cafeína
Café e chá mate contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. “Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada, levando ao aumento da celulite”, conta Bruna Pineda. Consuma, no máximo, duas xícaras de café sem açúcar por dia para evitar os furinhos.
Sódio
Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. “O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite”, alerta Bruna Pineda. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal. “É interessante observar no rótulo dos produtos industrializados a quantidade de sódio por porção antes de consumi-los, com atenção dobrada aos embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes”, afirma a nutricionista Vanessa Albacete. Aumentar a ingestão de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo todo a funcionar melhor.
Clique aqui e confira a lista completa no site Minha Vida.
Confira também: