Teste de urina é capaz de mensurar idade biológica do corpo
Um simples teste de urina pode medir o envelhecimento celular de uma pessoa, independente de sua idade cronológica. É o que descobriu um grupo de cientistas chineses. A descoberta foi feita depois que eles identificaram uma substância oxidativa, conhecida como 8-oxoGsn, que aumenta na urina à medida em que uma pessoa envelhece.
A taxa de dano celular pode variar de pessoa para pessoa e pode ser ditada pela genética, estilo de vida e ambiente em que ela vive. Os pesquisadores disseram que esse dano pode ser uma indicação mais precisa da nossa idade biológica do que o número de anos decorridos desde o nascimento.
“O 8-oxoGsn urinário pode refletir a condição real de nossos corpos melhor do que a nossa idade cronológica e pode nos ajudar a prever o risco de idade doenças “, reforçou o autor do estudo, Dr. Jian-Ping Cai, do Centro Nacional de Gerontologia da China.
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- Os 4 primeiros sintomas de demência para ficar atento
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
- Melhores sites de apostas para iniciantes: confira a lista completa
Ainda de acordo com eles, encontrar uma maneira de medir a idade biológica poderia ajudar a prever até mesmo quanto tempo de vida resta para cada paciente.
O estudo foi publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience na última terça-feira, 27, mas os cientistas acreditam que ainda é preciso analisar melhor os resultados.
Veja também: