ONG está construindo escola na Guatemala com pneus e garrafas PET

Um oferecimento BASF

size-full wp-image-910413 alignleft

A ONG Long Way Home tem como um de seus pilares o de empoderar comunidades carentes com o objetivo de quebrar o ciclo de pobreza por meio de soluções inovadoras.

Essa maneira de pensar está no centro do projeto desenvolvido em San Juan Comalapa, na Guatemala. É nesta pequena cidade que eles estão construindo desde 2009 o Técnico Chixot Education Center.

Com previsão de conclusão em 2016, o complexo escolar terá 17 edifícios, sendo que 14 já estão concluídos ou em fase final de construção. Quando pronto, sua estrutura incluirá oficinas profissionalizantes, laboratórios, salas de aula e alojamentos para voluntários.

O ponto inspirador da obra está nos materiais usados em sua construção que vão de pneus usados, latinhas, garrafas PET, entre outros materiais que iriam para o lixo. Somente este detalhe faria da Técnico Chixot Education Center um ótimo exemplo de sustentabilidade, mas ele vai além.

Um dos edifícios que estão sendo construídos pela ONG Long Way Home[/img]

Um dos principais pontos desenvolvidos pela ONG no projeto é que além da grade curricular tradicional, a escola também forneça diversas oficinas que aproveitem esta expertise de construções ambientalmente corretas. Desta forma a instituição é capaz de preparar as crianças e adolescentes da comunidade para o mercado de trabalho com habilidades específicas para sua realidade.

Tem interesse por matérias sobre arquitetura sustentável e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.