Ajude a melhorar a vida dos deficientes visuais no Twitter

O Twitter, rede social de microblogging com mais de 11 anos de existência e cerca de 330 milhões de usuários mensalmente ativos, tem a maior parte de seus tuítes produzidos com textos. Não é à toa que agora os tuítes podem ser escritos com 280 caracteres e para quem essa quantidade de caracteres não for suficiente ainda pode utilizar o recurso dos tuítes sequenciais. Ainda assim, vira e mexe os tuítes contam também com GIFs e imagens.

via GIPHY

A rede social conta com um recurso que lê os tuítes em voz alta permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso à informação contida no texto. Porém pessoas cegas não conseguem saber o conteúdo da imagem ou GIF, a menos que você contribua para mudar essa situação. Isso mesmo, você aí sentadinho na sua cadeira ou usando o smartphone na rua, pode fazer a diferença no dia a dia de uma pessoa com deficiência visual.

Rob Long, um deficiente visual, publicou em seu Twitter um breve tutorial ensinando como os usuários da rede social podem configurar seu perfil de modo que ao compartilhar fotos e GIFs pessoas cegas consigam ter acesso à informação.

Você vai perceber que é bem simples fazer isso e só vai tomar alguns minutos do seu dia. Basta acessar o menu lateral do Twitter e clicar em “Configurações e privacidade”, depois entre em “Acessibilidade” e marque “Escrever descrições das imagens”. Com isso, sempre que você postar um tuíte com uma imagem ou GIF, você terá a possibilidade de escrever uma breve descrição. Dessa forma o recurso de leitura em voz alta do Android e iOS conseguem ler o conteúdo da imagem para pessoas com deficiência visual.

Confira o tutorial:

Passo a passo de configurações no Twitter

Com informações do TecMundo.

  • Veja também: