Graffiti de Kobra na 23 de maio é apagado com tinha cinza
O projeto “São Paulo Cidade Linda”, do atual prefeito João Doria (PSDB), já apagou, com tinta cinza, inúmeros graffitis e pichações na cidade. No entanto, um painel do artista Eduardo Kobra, na Avenida 23 de Maio, foi poupado. Até hoje de manhã, 25.
No dia do aniversário da cidade, o painel em questão amanheceu coberto com tinta ao lado de um desenho com o rosto de Doria, como se fosse ele o autor da peripécia.
O caso é polêmico. Kobra é frequentemente citado pelo prefeito como um de seus grafiteiro favoritos. Há algumas semanas, Doria chegou a anunciar o artista como coordenador de seu programa “Arte Urbana”, que faria oficinas de graffiti. Kobra desmentiu a afirmação.
- Que tal fazer uma viagem pelas cores do mundo?
- Kobra explica conexão com Mônaco, onde inaugurou street art
- A aventura em Boituva, no interior de SP, começa pelo céu
- Conheça o Graffiti Alley e um roteiro de street art em Toronto
“É uma injustiça. Estou sendo atacado por causa de uma mentira. Não recebi convite para trabalhar com Doria. E se tivesse recebido, não aceitaria. Não concordo com esse tipo de ação do poder público com a arte de rua”, disse Kobra ao Catraca Livre.
Apesar do posicionamento do artista, após o painel do grafiteiro ter sido poupado, o ocorrido não agradou àqueles que são contra o programa que pinta de cinza os graffitis da cidade. Kobra pode ser mais uma vítima do programa do atual prefeito, mas o fato é que seu trabalho foi usado como resposta ao “Cidade Linda”, e foi dada na mesma língua.