Onde comer comida nordestina em SP: 13 restaurantes deliciosos
Carne de sol, acarajé, baião e muito mais: São Paulo tem cantinhos arretados para matar a saudade da culinária nordestina. Vem conferir!
Saudades de uma boa carne de sol? Te falta um queijo coalho bem tostadinho? Entrarias no programa Meu Escondidinho, Minha Vida? Então você veio no lugar certo!
Para celebrar o Dia do Nordestino, que rola no dia 8 de outubro, reunimos aqui alguns bons lugares para provar delícias dos 9 Estados em São Paulo.
Para experimentar a culinária dos nove estados do Nordeste em São Paulo, a melhor opção é o CTN – Centro de Tradições Nordestinas, na Zona Norte, que oferece uma arena com vários restaurantes, quiosques e uma Vila dos Sabores, além de apresentações culturais. Mas tem lugares imperdíveis como o Mocotó e o Dona Canô.
Confira os melhores restaurantes de comida nordestina em São Paulo! Vem na minha!
-
CTN – Centro de Tradições Nordestinas
📍R. Jacofer, 615 – Limão
📲@ctnsp
Este é o maior espaço de cultura nordestina do país, com 27 mil m², oferecendo uma experiência completa com comidas regionais, doces, salgados e cachaças, além de apresentações musicais e culturais. Tem festas anuais, como o São João de Nois Tudin e o Festival Nordestino que celebram também a música e a cultura dos nove Estados.
-
Mocotó
📍Avenida Nossa Senhora do Lorêto, 1100 – Vila Medeiros
📍R. Aroaba, 333 – Vila Leopoldina
📲@mocotorestaurante
Comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, este restaurante é uma referência de comida e cultura nordestina, misturando pratos tradicionais com toques modernos. Os famosos dadinhos de tapioca, hoje sucesso por todo o Brasil, foram criados ali mesmo.
Vale provar o caldo que dá nome à casa, o clássico Baião-de-Dois, que vem incrementado com queijo-de-coalho, linguiça, bacon e carne-seca; a Carne de Fumeiro, e a Peixadinha do São Francisco, com pintado no molho de coco. Para beber, caipirinha de caju, claro!
-
Preto Cozinha
📍Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros
📲@preto.cozinha
Ambiente belíssimo que parece mais uma galeria de arte e pratos deliciosos com todo o axé pelo chef Rodrigo Freire. Vez ou outra tem um som rolando no quintal, mas de fato a cozinha é o destaque. Acarajé, Abará, Pastel de Arraia, Arroz De Xinxim, Baião de dois (ou de camarão, ou vegetariano), Carne de Sol e muito mais.
-
Cuscuz da Irina
📍R. Iperó, 47 – Vila Madalena
📍R. Fortunato, 224 – Santa Cecília
📲@cuscuzdairina
Cuscuz soltinho, como é servido no Rio Grande do Norte, terra natal da chef Irina Cordeiro. As cumbucas são bem servidas.
Tem de carne de sol na nata, galinha de voinha, ovos cor de rosa, peixe crocante no dendê e também na versão vegetariana com cogumelos arretados. O meu favorido é o oião, com dois ovos de gema mole por cima, queijo coalho, feijão fradinho e 2 dias de coentro.

-
Consulado da Bahia
📍Rua dos Pinheiros, 534 – Pinheiros
📲@consuladodabahia
A decoração da casa faz jus ao nome, com fachada que remete ao Pelourinho, namoradeiras nas janelas e máscaras de madeira enfeitando o ambiente. A moqueca de camarão é uma das especialidades da casa, mas vale provar o acarajé que o bolinho é perfeito! Para não causar decepção, já aviso que o camarão é fresco, não seco.
-
Altar Cozinha Ancestral
📍Rua Medeiros Albuquerque, 270 – Vila Madalena
📲@restaurantealtarsp
Comandado pela chef de pernambucana Carmem Virgínia, o restaurante chegou em São Paulo com um cardápio recheado de delícias. Tem Pastel de festa Pernambucano; Caldinho de bobó e de feijão; o autentico Arrumadinho de feijão verde, bacon, linguiça, carne seca, queijo coalho empanado, farofa e vinagrete; Arroz Haussá de Mãe Stella de Oxóssi e muito mais.
-
Cuscuzlícia
📍R. Primeiro de Janeiro, 425 – Vila Clementino
📲@cuscuzlicia
Comida de verdade, bem raíz. O cuscuz é super fofinho e salta da cozinha em diversas combinações: carne com nata, camarão ao molho, calabresa e muito mais.
Destaque para o brunch que inclui Cuscuz, Carne de sol desfiada + 1 tapioca na manteiga, ovo, bacon, calabresa, banana-da-terra, queijo coalho e a novidade da casa o cuscuz de frigideira, além das bebidas!
-
Estação Cozinha Nordestina
📍Av. Bosque da Saúde, 67 – 1º Andar
📲@estcozinhanordestina
Localizado ao lado do metrô Praça da Árvore, oferece um ambiente temático e agradável com o melhor da culinária nordestina. O baião de dois é preparado com todo aquele tempero que só a nossa terra sabe oferecer: arroz, feijão, linguiça e muito sabor.
-
Macaxeira
📍Rua Emília Marengo, 185 – Tatuapé
📲@macaxeirarestaurante
A casa aberta em 2015 é conhecida por servir comida nordestina de qualidade no bairro do Tatuapé. Entre as delícias, não poderia faltar o clássico Baião de Dois Cremoso; Bobó de Camarão, Carne de Sol, Fumeiro, entre outros.
-
Panelão do Norte
📍Rua Namaxi, 155 – Penha
📍Avenida Vereador Abel Ferreira, 1106 – Penha
📲@panelaodonorte
O restaurante nasceu, em 2000, das mãos do cearense José da Mota e, desde então, conquistou clientela fiel. A Carne Seca à Moda Sertaneja chega à mesa com o clássico Baião de Dois e legumes salteados na manteiga. Tem ainda Favada, Vaca Atolada, Cupim Arretado e mais.
-
Empório Nordestino
📍Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 144 – Freguesia do Ó
📲@emporionordestino
Localizado na Freguesia do Ó, tem como carro-chefe a porção de carne de sol. De sexta tem samba e fica aquele clima delícia de bar.
No cardápio, destaque para a Paraibana, que leva carne de sol desfiada e refogada na manteiga de garrafa, queijo coalho grelhado e uma deliciosa farofa de cuscuz com bacon e calabresa. Tudo isso acompanhado de uma porção generosa de aipim frito.
-
Rancho Nordestino
📍Rua Manoel Dutra, 498 – Bela Vista
📲@ranchonordestino
O forte do Rancho Nordestino são as porções. O menu traz 15 opções, incluindo bolinho de mandioca, queijo coalho, carne de jabá e de sol. Tem opções vegetarianas, mas a carne é a estrela da casa. Nos pratos, a paçoca faz sucesso!
-
Quintal Gastronomia Nordestina
📍Rua Tomas Francisco Pires – Parque São Rafael
📲@nordestinag
Um pedacinho do Nordeste na zona leste de São Paulo. É famoso pela picanha Aligot, mas também serve clássicos nordestinos. O ‘Lampião’ é um Baião de Dois que vem acompanhado de um irresistível Escondidinho e serve bem 3 pessoas.
Curtiu esse passeio pelos sabores do Nordeste sem sair de São Paulo? Na Gira Catraca Livre você encontra muitos outros roteiros para aproveitar o melhor da cidade.