Espetáculo musical ‘Brasil em Revista’
Com mais de 25 canções tocadas ao vivo, o musical reúne 16 atores no palco da Bela Vista para contar cinco séculos de história sob a ótica das massas.
A narrativa oficial dos livros didáticos dá lugar aos rostos, vozes e canções de quem realmente construiu a identidade nacional debaixo de muita luta. No dia 2 de julho, o Cine-Teatro Denoy de Oliveira recebe a estreia do musical “Brasil em Revista”.
Com direção geral de Alexandre Kavanji, a produção do CPC-UMES usa a sátira e a música para viajar por cinco séculos de história, destacando episódios de resistência que a maioria das pessoas não conhece.
A estrutura do espetáculo se divide em oito blocos repletos de humor, crítica social e ritmos tradicionais como bumba meu boi, maracatu e marchinhas de carnaval. Em vez de celebrar os heróis tradicionais da corte, a peça joga luz sobre figuras fundamentais e esquecidas, como as mulheres de Tejucopapo, que enfrentaram invasores holandeses no Nordeste, e o ativista abolicionista José do Patrocínio.
Ao todo, quatro instrumentistas tocam mais de 25 músicas ao vivo para embalar o grande coro do elenco.
A montagem também funciona como um tributo ao teatro político brasileiro, trazendo referências de Brecht e do Teatro de Arena, culminando em uma cena emocionante sobre o golpe de 1964. As sessões acontecem de quinta a sábado na Bela Vista e os ingressos são totalmente gratuitos, distribuídos na bilheteria física do espaço uma hora antes do início da apresentação.
Quem preferir garantir a vaga pode fazer a reserva por telefone.
Confira aqui um roteiro completo do que fazer pelo Bixiga — do café da manhã à balada
Sobre o Espetáculo musical ‘Brasil em Revista’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 02/07/2026 a 12/09/2026 (Quinta, Sexta)
Horário: Quintas e sextas, às 19h e sábados às 20h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes