Exposição ‘Cartunistas’
A mostra gratuita da FIESP revela belíssimos retratos de grandes lendas dos quadrinhos como Laerte, Ziraldo e Mauricio de Sousa
A arte dos quadrinhos e das charges invade a Avenida Paulista com um projeto visual impressionante. A partir do dia 28 de abril, a Galeria de Fotos do Centro Cultural FIESP abre as portas para a exposição gratuita “Cartunistas”, uma verdadeira homenagem aos gênios do traço brasileiro.
Idealizada e clicada pelo renomado fotógrafo Paulo Vitale, a mostra reúne 144 retratos sensíveis de figuras que moldaram o nosso imaginário, abrigando desde mestres consagrados como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli e Laerte, até os novos talentos da internet que arrastam multidões, como Helô D’Angelo e Carlos Ruas.
A curadoria assinada por Eder Chiodetto foi pensada para criar uma conexão super íntima com o público. Nos painéis, o fotógrafo literalmente desaparece para que os artistas encarem os visitantes olho no olho, estabelecendo um diálogo direto.
Além das imagens impactantes recheadas de elementos visuais que traduzem as provocações de cada autor, a montagem paulistana chega com vinte fotografias inéditas e exibe vídeos de bastidores que revelam todo o processo criativo dos ensaios. É um passeio imersivo que mistura política, humor e muita reflexão existencial pelas mentes mais afiadas do país.
Para quem já quer colocar o rolê na agenda, a visitação segue firme até o dia 20 de setembro e não exige a retirada de ingressos prévios. O espaço funciona de terça a domingo, sempre das 10h às 20h, no icônico prédio em frente à estação de metrô Trianon-Masp.
Para deixar a experiência ainda mais rica, a programação de abertura no próprio dia 28 conta com caricaturas ao vivo feitas pelo desenhista Ricardo Soares durante a tarde, e no dia 2 de maio o local sedia uma palestra especial sobre o uso das HQs na educação com o cartunista JAL. Junte a sua turma de amantes da nona arte e vá prestigiar essa galeria épica!
Para completar o rolê, confira 15 lugares para comer bem gastando pouco em SP
Sobre a Exposição ‘Cartunistas’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 28/04/2026 a 20/09/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça a domingo, 10h às 20h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes