Exposição ‘Cidadela’

Maria Ezou constrói uma cidade mágica gratuita para crianças na Caixa Cultural Rio de Janeiro! Vem descobrir mais sobre essa 'Cidadela':

25/06/2025 19:15

Até o dia 3 de agosto, a Caixa Cultural Rio de Janeiro (Unidade Passeio) recebe a exposição ‘Cidadela’, da artista Maria Ezou, que conta histórias para o público infantil por meio de minimundos imaginários, em um universo lúdico e fantasioso. Ela acaba de sair de uma temporada de sucesso na Caixa Cultural São Paulo e agora chega para encantar o público carioca.

Com entrada gratuita, a mostra apresenta 15 esculturas chamadas de ‘casas corpos‘, bustos com pequenas janelas ou portas, todas na altura dos pequenos. Ao abrir cada uma delas, de maneira interativa, as crianças se deparam com um novo mundo a ser descoberto!

Nessa ‘Cidadela’, o corpo e a natureza se relacionam de maneira harmoniosa, algo que muitas vezes falta nas cidades contemporâneas.

As ‘casas corpos’ mostram histórias diferentes, oferecendo experiências sensoriais únicas, com jogos de luz, estímulos auditivos, arte têxtil, teatro de animação e arte eletrônica. É um passeio por uma cidade onírica e cheia de expressão, que está dentro do corpo dos seres humanos!

A interatividade começa logo no início, com um espaço para a plantação de mudas e desenho de autorretratos, pois cada visitante faz parte dessa ‘Cidadela’ e carrega memória dentro de si.

Aberta de terça-feira a domingo, a exposição é para toda a família. A proposta de Maria Ezou é justamente estimular que os adultos se deixem levar e mergulhem nesse minimundo, resgatando o olhar infantil e suas emoções.

Ainda vai rolar uma programação extra – e também gratuita! No último dia da exposição, 3 de agosto, às 15h, o público terá a oportunidade de conhecer a artista de perto em uma visita mediada por Maria Ezou.

No dia 31 de julho, às 18h, acontece um ciclo de debates, com o tema ‘Diálogos Transversais sobre Arte e Infância’, ideal para refletir mais sobre o impacto da ‘Cidadela’.

Sobre a Exposição ‘Cidadela’:

Quanto custa?

Grátis

Datas e horários

Até 03 de agosto de 2025

Horário: Terça a sábado: Das 10h às 20h Domingos e feriados: Das 11h às 18h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes