Exposição ‘Nossas Vidas Importam’

Foto: (Divulgação Assessoria MUHCAB / Fotografia presente no vídeo de divulgação da exposição / Créditos: Rafael Daguerre)
Divulgação Assessoria MUHCAB / Fotografia presente no vídeo de divulgação da exposição / Créditos: Rafael Daguerre

Mostra gratuita reúne fotógrafos negros e periféricos que capturam a luta antirracista no RJ- em seus movimentos, silêncios e resistências. Saiba mais:

Detalhes

Até 22 de junho

Grátis

MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

A exposição gratuitaNossas Vidas Importam‘ está em cartaz no  Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, Rio de Janeiro, até o dia 22 de junho. Ela apresenta mais de 30 obras que imergem o público nos movimentos antirracistas do RJ, por meio de fotografias impressas e lambe-lambes. 

Trata-se de uma fotografia documental que revela narrativas invisibilizadas de resistência, memória e identidade da população carioca racializada. Estão presentes retratos de manifestações, mas também do cotidiano e do silêncio – que diz muito.

Um eixo central da exposição é o papel da rua como lugar de encontro das resistências. Lá, há luta e morte.

A importância social da narrativa é ampliada pelo olhar dos fotógrafos do Coletivo Amendoeira – que assinam as obras -, formado por profissionais negros e periféricos que constroem uma comunicação popular, registrando lutas e resistências urbanas.

Por isso, a mostra critica a realidade social e também as artes visuais no Brasil, resgatando a comunicação como instrumento de denúncia, com perspectivas plurais, que podem ter representatividade e ativismo.

Constrói-se, assim, uma memória visual coletiva, e ‘Nossas Vidas Importam’ aproximam os fotógrafos desse processo. “É buscar trazer essa vida para essas imagens que, por muito tempo, nas paredes dos museus, nos fotolivros ou até aí de fotógrafos famosos, sempre pareceram distantes.” explica Hiago de Farias, o curador geral.

Entre os participantes, está Rafael Daguerre, documentarista e fotojornalista que se destaca na cobertura de movimentos sociais, como o registro de mães vítimas da violência do Estado. Suas fotos são impactantes questionadoras, provocando reflexãoconfira seu acervo clicando aqui. 

Também participam da exposição Alice Machado, Lucas Novello, Rodrigo Matos, Vinicius Ribeiro, Camila Vieira, Kaolin Maxakali, Natália Perdomo, Ratão Diniz e o próprio Hiago.

Ela ocorre na Sala Mercedes Baptista e oferece, além das obras visuais, uma programação com oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais – tudo gratuito. O encerramento, no dia 22 de junho, contará com uma roda de conversa sobre fotografia antirracista e um pocket show do percussionista Magno Myller

Confira as redes do MUHCAB para mais informações ;)

Sobre a Exposição ‘Nossas Vidas Importam’:

Quanto custa?

Grátis

Datas e horários

Até 22 de junho

Das 10h às 17h

Acessibilidade

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Catraca Livre você aceita automaticamente as Política de Privacidade.

Detalhes

Até 22 de junho

Grátis

MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, Brasil