Exposição ‘OUNJE – Ocupação Artística sobre Comida, Ancestralidade e Gestão Feminina Negra’

Mostra gratuita “OUNJE” transforma comida em memória, resistência e protagonismo das mulheres negras na Vila Leopoldina.

03/03/2026 23:00

O Instituto Çarê inaugura no dia 7 de março a exposição OUNJE – Ocupação Artística sobre Comida, Ancestralidade e Gestão Feminina Negra, criada pela Capulanas Cia de Arte Negra.

A abertura, a partir das 14h, integra o projeto Ocupa Çarê e reúne roda de conversa, visita mediada e apresentações musicais ao longo da tarde. A mostra fica em cartaz até 28 de março, com entrada gratuita, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

“OUNJE”, palavra de origem iorubá que significa “comer junto”, guia a proposta da ocupação: transformar a comida em ponto de partida para discutir memória, afeto, organização e luta.

A partir da chamada “casa do preparo”, o projeto lança luz sobre o papel histórico das mulheres negras na gestão da vida comunitária, na administração de recursos e na criação de redes de cuidado e resistência cultural — ontem e hoje.

A exposição também recupera episódios marcantes de organização feminina negra, como a Sociedade Brinco de Princesa, criada em 1925 por trabalhadoras domésticas em São Paulo, e a histórica mobilização conhecida como Guerra das Mulheres, na Nigéria, em 1929.

Resultado do Programa de Residência Artística Çarê em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, a ocupação reafirma o compromisso com narrativas plurais e com a arte como ferramenta de memória, justiça social e transformação.

Conheça lugares e experiências que fogem do tradicional em SP.

Sobre a Exposição ‘OUNJE – Ocupação Artística sobre Comida, Ancestralidade e Gestão Feminina Negra’:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 07/03/2026 a 28/03/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado)

Horário: De terça à sábado das 13h até 20h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes