Exposição ‘Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos’

Foto: (Divulgação Assessoria de imprensa Centro Cultural Fiesp / Crédito: \'India Guerreira\', de Gê Viana)
Divulgação Assessoria de imprensa Centro Cultural Fiesp / Crédito: 'India Guerreira', de Gê Viana

30 fotografias feitas por oito artistas indígenas! Exposição gratuita reflete sobre ancestralidade, cotidiano e resistência indígena - por eles mesmos.

Detalhes

Até 12 de outubro

Grátis

Centro Cultural FIESP

Av. Paulista, 1313 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

Até o dia 12 de outubro, a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp exibe a mostra ‘Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos‘, que apresenta trabalhos fotográficos de artistas indígenas, em uma auto-representação. E é gratuito!

Aqui, o objetivo é dar espaço ao trabalho desses profissionais e, além disso, a produções livres de estereótipos, que proponham reflexões sobre o modo de vida e a resistência da população indígena no Brasil atual – em diálogo com sua ancestralidade e memória.

É pensar, inclusive, sobre os impactos do colonialismo, que seguem presentes até hoje.

Ta’ãngaa, em Guarani Mbya (uma das variedades linguísticas da língua Guarani), significa ‘imagem’ ou ‘retrato’. O nome reflete a participação de Richard Wera Mirim na curadoria da mostra – indígena do povo Guarani Mbya e criador do portal de comunicação indígena @midiaguaranimbya.

No total, são expostas 30 fotografias de oito artistas indígenas, provenientes de diferentes partes do território brasileiro. Eles compartilham suas vivências a partir de diferentes perspectivas, coletivas e pessoais. “Essas imagens não apenas informam, mas convidam à escuta e ao respeito.”, complementa João Kulcsár, outro curador da exposição.

Entre os fotógrafos, destaca-se Edgar Kanaykõ Xakriabá, que registra majoritariamente o povo Xakriabá. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, teve alguns de seus trabalhos projetados na turnê ‘Caetano & Bethânia’, que percorreu o Brasil recentemente.

Outra menção é Gê Viana, com origens do povo Anapuru Muypurá e formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão. Seu trabalho é focado na produção de colagens, que contrapõem fotografias do cotidiano atual com obras de um passado colonizador.

‘Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos’ ainda conta com fotografias de Moara Tupinambá, Genilson Guajajara, Kamikia Kisedje, Denilson Baniwa, Natalia Tupi e do próprio Richard Wera Mirim. 

Bora? Não precisa reservar ingresso – é só ir!

Sobre a Exposição ‘Ta’ãngaa, os indígenas por eles mesmos’:

Quanto custa?

Grátis

Datas e horários

Até 12 de outubro

Terça a domingo, das 10h às 20h

Acessibilidade

Local acessível (Cadeirante)

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Catraca Livre você aceita automaticamente as Política de Privacidade.

Detalhes

Até 12 de outubro

Grátis

Centro Cultural FIESP

Av. Paulista, 1313 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil