Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Foto: (Site ICMbio)
Site ICMbio

Com mais de 20 mil hectares espalhados por quatro municípios do Rio, o PARNASO é um dos melhores locais para trilhas, escaladas e banhos de cachoeira

Detalhes

Todo dia

Grátis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Granja Guarani, Teresópolis - RJ, Brasil

Sobre

Quem mora no Rio não tem do que reclamar quando o assunto é rolé em meio à natureza. Um dos principais pontos turísticos da Região Serrana, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O lugar oferece aos visitantes diversas opções de lazer, como por exemplo caminhadas em trilhas, escaladas, camping e rapel. Para quem é menos aventureiro tem ainda banhos de cachoeira, piquenique, visitas históricas e culturais – tudo com direito a paisagens deslumbrantes!

Terceiro parque mais antigo do país, o PARNASO tem 20.024 hectares de Mata Atlântica protegida. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência. Além disso, a biodiversidade local inclui 130 animais ameaçados de extinção. 

A maior rede de trilhas do Brasil fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos — são mais de 200 quilômetros  em todos os níveis de dificuldade! É lá que fica o famoso Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. Outro destaque é Pedra do Sino, no ponto mais alto, a  2.275 metros de altitude.

Você pode entrar no PARNASO por três sedes. A principal fica na área urbana de Teresópolis, mas também há acessos em Petrópolis e Guapimirim. Curtiu? Então veja como chegar!

Ingressos

Grátis

Comprar

Datas e horários

Todo dia

Diariamente, das 8h às 17h (bilheteria); ou das 6h às 22h (com ingresso impresso)

Acessibilidade

Local acessível (Cadeirante)

Detalhes

Todo dia

Grátis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Granja Guarani, Teresópolis - RJ, Brasil