Saiba qual é a melhor opção de empréstimo para pensionistas
Você sabe qual é a melhor opção de crédito para pensionistas? Qual apresenta as melhores taxas e condições?
Sabemos que precisar de recurso extra mesmo contando com a aposentadoria mensal infelizmente é uma realidade para muitos brasileiros, já que o benefício não é o suficiente para pagamento de todas as dívidas em várias famílias brasileiras.
Se você é pensionista e está pensando em solicitar um crédito consignado, entenda como ele funciona e porque essa é a opção mais vantajosa para você.
- Como fazer carteirinha do idoso para viajar de graça? Veja passo a passo completo
- Governo libera empréstimo de até R$ 150 mil para MEI com prazo de 2 anos
- INSS emite alerta urgente contra golpes com beneficiários de BPC
- INSS: calendário de julho atualizado e novidades da previdência social
O que é crédito consignado?
O empréstimo consignado é a transação que permite o repasse de um crédito, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS. Ou seja, antes mesmo do benefício cair na conta do aposentado ou pensionista, o valor da parcela já é debitado.
Quem pode solicitar o crédito consignado?
A transação é permitida para funcionários públicos, aposentados e pensionistas.
Você sabe qual a diferença entre aposentado e pensionista?
O aposentado recebe o benefício da aposentadoria, que lhe é garantido por meio de contribuição ao INSS. Atualmente, os três principais critérios para receber o benefício são: por idade, sendo 65 anos para homens e 60 para mulheres; por tempo de contribuição, sendo 35 anos de trabalho para homens e 30 para mulheres; e por invalidez, quando o trabalhador fica impossibilitado de trabalhar permanentemente em função de algum problema de saúde.
O pensionista, por sua vez, recebe o benefício quando é dependente de um contribuinte do INSS que faleceu. O órgão entende como dependentes os cônjuges ou filhos menores de 21 anos (ou incapazes), sendo esses os de 1ª classe; os pais, que considerados de 2ª classe; e irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou incapazes, que são os de 3ª classe.
Vale lembrar que no caso da 1ª classe, os dependentes não precisam provar que dependiam financeiramente do falecido, já nos outros casos é preciso comprovar essa condição.
Porque o crédito consignado é a melhor opção para os pensionistas?
Uma das grandes vantagens do crédito consignado são as taxas de juros mais baixas. Esse atrativo se deve ao fato de a inadimplência nesse tipo de empréstimo ser muito baixa.
Como o valor é debitado de maneira automática no benefício do pensionista, a chance de não receber por parte das instituições financeiras é mínima.
Sem grandes riscos de prejuízo, os bancos e operadoras conseguem oferecer taxas mais atrativas, fazendo com que o empréstimo consignado seja muito mais vantajoso que outras formas de crédito.
Outras vantagens
O parcelamento em até 120 vezes, ou seja, um prazo maior que o oferecido em empréstimos convencionais, é outro fator importante e que faz a diferença.
Menos burocrática, a liberação do crédito consignado se dá de maneira muito mais rápida e descomplicada. Isso porque não se faz necessária a apresentação de um avalista. Também não é preciso ter um nome limpo. Pensionistas que tenham restrições no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa podem solicitar o empréstimo sem qualquer impedimento.
Margem consignável do crédito consignado
Para os pensionistas que desejam solicitar um crédito consignado, a margem de contratação de empréstimo é de 40% do valor do benefício do INSS, sendo 5% destinado exclusivamente para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.
Essa margem foi ampliada de 35% para 40% no ano passado em função da pandemia do novo coronavírus. O objetivo era permitir que aposentados e pensionistas tivessem acesso a crédito maior, já que a crise financeira tem se agravado no Brasil.