FGTS: Descubra JÁ se você tem dinheiro DISPONÍVEL em conta INATIVA
Há uma perspectiva considerável de que titulares de contas inativas também são elegíveis para receber os benefícios no fundo
Com o recente pronunciamento do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre a distribuição dos lucros do fundo, uma notável onda de interesse despertou em relação às contas inativas, levando a um aumento na procura por informações a respeito.
Há uma perspectiva considerável de que os titulares das contas inativas também são elegíveis para receber os benefícios provenientes dos lucros.
É relevante destacar que um grande número de cidadãos brasileiros mantém saldos ainda não utilizados nas contas inativas do Fundo de Garantia, muitas vezes sem consciência desse fato. Por este motivo, compreender os métodos de consulta e estar familiarizado com as vias de acesso aos recursos torna-se de extrema importância.
- Bolsa Família inicia pagamentos de julho hoje; veja como sacar
- Lucro do FGTS bate recorde e trabalhador receberá valor extra em agosto
- Quanto vale deixar o dinheiro parado em bancos digitais
- Saques do Fundo PIS / Pasep paralisam por atraso em sistema do governo
A seguir, apresentamos um guia passo a passo que o orientará na orientação da possibilidade de você ser um dos beneficiários dos saldos positivos nas contas inativas, oferecendo informações sobre o processo de consulta e os procedimentos para saques.
Consulta ao FGTS
Bem simples! E o melhor: não é preciso se deslocar para alguma agência da Caixa para obter essa informação, pois o depósito do Fundo de Garantia pode ser conferido por meio do extrato (recebido em casa), via SMS ou por meio do App FGTS.
Para receber o informe referente ao depósito do FGTS, é necessário se cadastrar no site da Caixa, por meio deste link. Já o download do aplicativo (Smartphone ou iOS) pode ser feito nas plataformas Google Play e App Store.
Quando sacar o Fundo de Garantia?
Embora diversas categorias tenham direito ao FGTS, ele só pode ser sacado em casos específicos. Para isso, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter sido demitido sem justa causa;
- Revogação do contrato de trabalho em casos de fechamento da empresa;
- Encerramento do contrato de trabalho com prazo estabelecido;
- Aposentadoria;
- Permanência fora do regime por três anos seguidos;
- Ausência de depósito por três anos contínuos.
- Além do mais, a Caixa disponibiliza agora a possibilidade de sacar o FGTS de aniversário anualmente.
Quem tem direito ao FGTS de aniversário?
O FGTS de aniversário ou saque-aniversário é garantido a todo trabalhador que recebe o Fundo de Garantia mensalmente e se enquadra nos critérios mencionados neste texto.
Todos os anos, o funcionário, no mês do seu aniversário, pode retirar uma quantia do seu FGTS. Mas para isso, ele precisa fazer essa solicitação no site, App ou em alguma agência da Caixa.
Mesmo que ele não realize o saque no mês de aniversário, o dinheiro ficará na conta por um período de aproximadamente dois meses (o valor pode ser sacado até o último dia do segundo mês posterior). Se o saque não for feito, o dinheiro será devolvido para o Fundo de Garantia.
Como sacar o FGTS?
Para fazer o saque do FGTS em alguma agência da Caixa é preciso apresentar o documento com foto (RG, CNH, Passaporte, entre outros), a Carteira de Trabalho e o número do PIS/PASEP. Além disso, é necessário apresentar a documentação exigida para cada caso. Em relação à data da liberação, ela será feita depois de 15 dias da entrega dos documentos.