Governo estuda novidade inédita para os beneficiários do Bolsa Família
Ministro do Trabalho explicou que a proposta ainda vai passar por avaliação do governo federal
O governo federal está estudando autorizar que beneficiários do Bolsa Família possam trabalhar como temporários sem perder o auxílio depois.
Neste caso, o pagamento do Bolsa Família, por exemplo, seria apenas suspenso até que o beneficiário terminasse o trabalho temporário. Após o fim do contrato sazonal, então, ele voltaria a receber o benefício normalmente.
A ideia é que as pessoas que recebem o auxílio possam trabalhar em alguns setores da indústria temporariamente. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, falou da hipótese na semana passada.
- 3 programas de bolsas para quem deseja estudar fora em 2025
- Finlândia oferece bolsas de estudo e cursos gratuitos para brasileiros
- Golpistas criam perfis falsos sobre o Auxílio Gás nas redes sociais
- Saiba como se inscrever para bolsas de estudo na Universidade de Pequim
Na ocasião, ele conversou com o presidente da entidade, Flávio Roscoe, sobre o conjunto de medidas para possibilitar que os beneficiários de programas sociais federais consigam assumir um cargo temporário.
Segundo Marinho, o governo ainda vai avaliar a proposta: “Fizemos um pacto com o café em Minas (setor), criando a possibilidade de contratar a pessoa formalmente para a colheita e não perder o benefício”, começou citando o exemplo.
“O pensamento, na cabeça do trabalhador, é se a remuneração for muito próxima do benefício e, se depois for demitido, não conseguir voltar para o benefício. Temos que pensar com carinho. Como é contrato por prazo pequeno tem que ter a segurança de não perder o benefício. É possível criar esse formato nos empregos sazonais da indústria”, explicou.