Finlândia oferece bolsas de estudo e cursos gratuitos para brasileiros
O país nórdico tem se firmado como um destino altamente atrativo para talentos internacionais
Quando o assunto é educação, a Finlândia é uma das maiores referências mundiais. O país nórdico sempre figura nas primeiras colocações em todos os rankings mundiais de qualidade da educação.
A Finlândia tem se firmado como um destino altamente atrativo para talentos internacionais em busca de oportunidades de trabalho e crescimento profissional através dos estudos, especialmente nos setores de tecnologia, indústria de jogos, engenharia florestal e ambiental, business e educação.
O país oferece centenas de programas de licenciatura e mestrado lecionados em inglês e perspectivas de carreira inspiradoras após os estudos. No site oficial do governo finlandês (Study in FInland) é possível encontrar processos de seleção e oportunidades de bolsa.
Bolsas para estudar na Finlândia
Os pesquisadores brasileiros interessados em investir em uma carreira na Europa, podem se candidatar para oportunidades em diversos institutos de pesquisa da Finlândia –são 11 no total administrados pelo governo finlandês.
Um dos programas com inscrições abertas é o Tulanet, que visa recrutar 85 novos pesquisadores de pós-doutorado entre 2025 e 2028, com salários em torno de 4.000 euros. Na página Work in Finland estão as vagas para profissionais interessados em começar uma carreira no país.
O DigiCampus (Campus Digital) também está com cursos abertos de universidades finlandesas, como a Universidade Aalto e a Turun yliopisto – Universidade de Turku.
Os cursos são gratuitos e para participar, basta acessar o site e se inscrever. A gerente de Talentos da Work in Finland no Brasil, Alessandra Leone, afirma que “esta é uma ótima oportunidade para explorar novos temas e expandir os conhecimentos”.
Cooperação internacional na educação
A cooperação educacional entre a Finlândia e o Brasil tem ganhado destaque, fortalecendo os laços diplomáticos e educacionais entre os dois países com oportunidades significativas para o crescimento profissional dos brasileiros e contribuindo para o fortalecimento da diplomacia entre as nações.
“Existem várias instituições de ensino superior finlandesas que já colaboram com as contrapartes brasileiras, permitindo a mobilidade de estudantes, pesquisadores e professores, além de outros projetos de pesquisa e educação”, conta Johanna Karanko, embaixadora da Finlândia no Brasil.
Com uma educação de excelência, um cenário natural deslumbrante e uma cultura inclusiva, a Finlândia se destaca como um destino ideal para estudantes que buscam não apenas conhecimento acadêmico, mas também uma oportunidade profissional e mais qualidade de vida e bem-estar.