INSS: este tipo de aposentado vai vibrar com esta notícia!
Para se enquadrar neste tipo de benefício, é preciso fazer um pedido específico,
Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estejam sob a condição de invalidez terão um aumento de 25% na sua renda. Fazem parte deste grupo pessoas incapazes de continuar trabalhando, em função de problemas de saúde.
Para se enquadrar neste tipo de benefício, é preciso fazer um pedido específico, para avaliação. Veja alguns requisitos:
- Ser vinculado à Previdência Social (ou seja, estar contribuindo).
- No caso dos empregados de empresa, estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, pois o pagamento dos 15 primeiros dias de afastamento é feito pelo empregador. Já para os demais contribuintes, o pedido pode ser feito a partir do afastamento.
- Ter, pelo menos, 12 contribuições pagas. Essa carência é dispensada em alguns casos, como incapacidade causada por acidente ou por doenças graves especificadas em lei (tuberculose ativa, Aids, neoplasia maligna, entre outras).
Atenção: cada pedido de auxílio é analisado individualmente pelo médico perito com o objetivo de verificar se a doença apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade. Isso porque o problema de saúde que incapacita uma pessoa para o trabalho, por exemplo, pode não impedir que outra continue exercendo suas atividades profissionais.
- Os sintomas da doença que mais causa afastamentos pelo INSS
- Governo detalha como fará pente fino no INSS; saiba o que você deve fazer
- Pente-fino do INSS começará em agosto; veja quem pode perder benefícios
- INSS adota novas regras para benefícios por incapacidade; veja o que mudou
Como pedir o benefício
- Acesse o site gov.br/meuinss ou abra o aplicativo Meu INSS, disponível para iOS e Android.
- O pedido também pode ser feito pela Central de Atendimento da Previdência, no telefone 135.