INSS surpreende com mudanças; entenda o caso
Governo estabelece novos critérios para aposentadoria pelo INSS em 2024, impactando homens e mulheres
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu os trabalhadores ao anunciar recentemente um aumento nas idades mínimas e no tempo de contribuição necessários para aqueles que desejam se aposentar a partir de 2024. Essa decisão, que veio de forma inesperada, traz importantes alterações nas regras da Previdência Social, impactando diretamente homens e mulheres em todo o país.
Novas Idades Mínimas e Tempo de Contribuição:
A partir de 2024, homens terão uma nova idade mínima para se aposentar pelo INSS, estabelecida em 65 anos, com a exigência de contribuição por no mínimo 35 anos. Para as mulheres, a idade mínima é reduzida para e 62 anos, mas com um tempo de contribuição mínimo de 30 anos.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- PUC-PR oferece bolsas 100% gratuitas em cursos de graduação
- IFSuldeMinas abre 750 vagas em dois cursos gratuitos
- L’Oréal abre 20 vagas em curso gratuito para jovens de SP
Essas mudanças representam uma alteração significativa na forma como os trabalhadores planejam sua aposentadoria, especialmente para aqueles que começaram a exercer suas atividades profissionais a partir de 2019. Vale ressaltar que para aqueles que já estão próximos da aposentadoria, o antigo regime será mantido, não prejudicando os segurados.
13º Salário e Calendário de Pagamentos em Dezembro:
Quanto ao 13º salário do INSS, é importante destacar que o pagamento já foi efetuado no primeiro semestre de 2023. O governo federal optou pela antecipação do benefício para proporcionar um alívio financeiro aos cidadãos brasileiros. Sendo assim, não haverá um novo pagamento do abono natalino aos beneficiários do INSS.
Contudo, o mês de dezembro traz consigo o pagamento regular, e os beneficiários devem estar cientes do calendário oficial estabelecido pela Previdência Social. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, as datas são as seguintes:
Pagamentos para até um salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 02 de janeiro;
- Final 7: 03 de janeiro;
- Final 8: 04 de janeiro;
- Final 9: 05 de janeiro;
- 10: 08 de janeiro.
Pagamentos acima do salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 02 de janeiro;
- Finais 2 e 7: 03 de janeiro;
- Finais 3 e 8: 04 de janeiro;
- Finais 4 e 9: 05 de janeiro;
- Finais 5 e 0: 08 de janeiro.