Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento

O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça

20/08/2023 13:17

Projeto do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Observatório da Indústria da Desinformação e seu impacto nas relações de consumo, ganhou um aporte financeiro do Ministério da Justiça e Segurança Pública de R$ 1.999.998, 97 para identificar e combater as fake news.

Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento
Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento

Os recursos, provenientes do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor (FDD/Senacon), serão direcionados para a iniciativa que visa fornecer subsídios para aprimorar as políticas públicas voltadas contra a disseminação de notícias falsas e à proteção dos consumidores no cenário digital, em especial nas redes sociais

Esse projeto é uma colaboração entre o NetLab e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), e busca por conceituar, mapear e colher evidências científicas relacionadas a campanhas e anúncios que operam com influência nas redes.

A finalidade é monitorar as táticas de marketing e as artimanhas propagandísticas que visam enganar os consumidores.

“Isso já tem se tornado um problema que está sendo mapeado em diversos países e considerado um dos maiores problemas de segurança pública do nosso momento histórico”, declarou a professora da UFRJ, fundadora e diretora do Netlab, Rose Marie Santini, à Agência Brasil.

O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça
O Observatório da Indústria da Desinformação será impulsionado com verba aprovada pelo Ministério da Justiça - Festival Path

A trajetória do NetLab nesse âmbito remonta a 2013, quando iniciou seus estudos sobre desinformação na internet e nas redes sociais.

Conforme ressalta Santini, os pesquisadores poderão estabelecer um observatório de maneira mais estruturada e sistemática e contribuir para a criação de um ambiente on-line mais seguro e confiável para todos.

“O nosso objetivo é isso: coletar evidências que podem embasar essas políticas e ações da Senacom baseadas na proteção do consumidor.”