Dora Queen cria utilitários e objetos de decoração inspirados no universo botânico de enciclopédias antigas

São Paulo

Dora Queen cria utilitários e objetos de decoração inspirados no universo botânico de enciclopédias antigas

Artesanal Design Decoração Acessórios

São Paulo

Dora Queen cria utilitários e objetos de decoração inspirados no universo botânico de enciclopédias antigas

Artesanal Design Decoração Acessórios

A artesã Raquel Fuscella explora toda a sua criatividade em peças capazes de transformar seu lar em um refúgio

Publieditorial

“Nossa casa é o nosso pedacinho no mundo. Ter o seu espaço bem decorado, com personalidade e coisas que você gosta, é transformador e traz mais felicidade para o cotidiano”. Essa é a filosofia de vida de Raquel Fuscella, idealizadora da Dora Queen, marca artesanal voltada a objetos para a casa inspirados no mundo da botânica.

Conquistando corações desde 2009, a Dora Queen produz peças com alta capacidade de transformar qualquer lar em um lugar extremamente aconchegante e cheio de personalidade. Tem copos, canecas, pratos, jogos americanos, almofadas, cachepôs, bandeiras, guardanapos e outros itens decorativos.

Ter o seu espaço bem decorado, com personalidade e coisas que você gosta, é transformador e traz mais felicidade para o cotidiano”, filosofa Raquel Fuscella, idealizadora da Dora Queen
Crédito: Reprodução | Instagram @doraqueenstoreTer o seu espaço bem decorado, com personalidade e coisas que você gosta, é transformador e traz mais felicidade para o cotidiano”, filosofa Raquel Fuscella, idealizadora da Dora Queen
Catraca Livre e Eisenbahn uniram forças para criar o Guia Artesanal, um roteiro que valoriza um estilo de vida calcado no fazer, com atenção e paixão em cada detalhe.

Todos os produtos têm estampas de mamíferos, serpentes, insetos, pássaros, diversos tipos de plantas e frutas. É a combinação equilibrada entre tradição e contemporaneidade. “Quero que meus clientes se enxerguem na decoração, com itens que os ajudem a contar suas próprias histórias”, defende a artesã.

Para atingir esse objetivo, Raquel conta com uma mente inquieta e criativa. “Gosto do que é peculiar. Meu ponto de partida é instigar o olhar do outro e contrapor o comum, mas sempre sob uma perspectiva muito pessoal. Eu me projeto em tudo que faço, por isso os produtos traduzem minhas paixões, e uma delas é as enciclopédias antigas”, acrescenta.

Um acervo centenário

Detentora de um grande acervo de livros, construído a partir das viagens que faz pelo mundo, Raquel coleciona imagens que chegam a ter centenas de anos, tanto de coisas efêmeras do cotidiano quanto de estudos detalhados de ciências naturais.

São esses materiais que dão origem às ilustrações autorais ou colagens feitas a partir dessas litografias históricas, devidamente extraídas das enciclopédias e tratadas digitalmente.

Todos os produtos têm estampas de mamíferos, serpentes, insetos, pássaros, diversos tipos de plantas e frutas inspirados em enciclopédias antigas
Crédito: Reprodução | Instagram @doraqueenstoreTodos os produtos têm estampas de mamíferos, serpentes, insetos, pássaros, diversos tipos de plantas e frutas inspirados em enciclopédias antigas

Os elementos ligados à natureza sempre despertaram a atenção de Raquel. Sua infância foi marcada pelas brincadeiras nos jardins cuidados pelas mulheres da família, coletando e dissecando plantas. O interesse foi tanto que, no ensino fundamental, ela ganhou um microscópio.

Lógico que, com tanto afeto envolvido nessas vivências, o trabalho artesanal desenvolvido pela Dora Queen está carregado de bons sentimentos.

E, para garantir um trabalho primoroso, Fuscella tem como aliada uma super equipe, que auxilia em todas as etapas de produção: criar o conceito das peças, pesquisar fornecedores, fazer o protótipo, fotografar os itens, colocar no site e tudo o que for necessário.

“Ao trabalhar em uma área criativa, o conhecimento vem do fazer, do sujar as mãos, de experimentar materiais inusitados, forçar o olhar para além do óbvio, frequentar exposições dos mais diversos assuntos, explorar um bom repertório de vida que te permita acessar referências como combustível para a elaboração de algo novo”, reflete a criadora.

“Gosto do que é peculiar. Meu ponto de partida é instigar o olhar do outro e contrapor o comum, mas sempre sob uma perspectiva muito pessoal. Eu me projeto em tudo que faço, por isso os produtos traduzem minhas paixões, e uma delas é as enciclopédias antigas”, acrescenta Raquel Fuscella, idealizadora da Dora Queen
Crédito: Reprodução | Instagram @doraqueenstor“Gosto do que é peculiar. Meu ponto de partida é instigar o olhar do outro e contrapor o comum, mas sempre sob uma perspectiva muito pessoal. Eu me projeto em tudo que faço, por isso os produtos traduzem minhas paixões, e uma delas é as enciclopédias antigas”, acrescenta Raquel Fuscella, idealizadora da Dora Queen

Com muitos anos de estrada, Raquel vê com otimismo a crescente valorização do artesanal, mas preocupa-se com certa glamourização da área, que transforma esses produtos em algo inacessível para a maior parte da população, por conta dos altos preços.

Mesmo assim, ela entende que as pessoas têm mudado sua forma de consumir, comprando menos por impulso e escolhendo melhor as mercadorias. “Há um perfil de público cada vez mais consciente, responsável e crítico quanto à transparência, sustentabilidade, inclusão, qualidade dos materiais e, claro, ao seu aspecto estético e autenticidade”, completa.


Artesanal Design Decoração Acessórios