Desafio de Impacto Social: conheça projeto da Aliança da Terra

13/07/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:11

O Google Impact Challenge Brazil, ou Desafio de Impacto Social, é uma iniciativa desenvolvida pelo Google para fortalecer as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social, mudando o país para melhor.

A última edição ocorreu em 2016. Dez finalistas apresentaram seus projetos aos juízes em 14 de junho do ano passado. Foram quatro vencedores e cada um recebeu um prêmio de R$ 1,5 milhão.

Representantes das ONGs finalistas do Desafio de Impacto Social e jurados no evento do Google
Representantes das ONGs finalistas do Desafio de Impacto Social e jurados no evento do Google

Um quinto projeto foi escolhido pelo voto popular e ganhou a mesma quantia. Os outros cinco finalistas receberam prêmios de R$ 650 mil cada um para realizar suas propostas.

Foram mais de mil inscritos por todo o Brasil. Os dez finalistas foram selecionados pelos critérios impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade, sendo dois deles de cada região brasileira.

O júri foi formado por Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacquelline Fuller (diretora do Google.Org).

Nesta série, o Quem Inova apresenta detalhes dos finalistas e o que cada um propõe para fazer do Brasil um país melhor:

Finalista

Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos

Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos
Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos

 A Aliança da Terra idealizou uma ferramenta, Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos, que leva a pequenos fazendeiros informações necessárias para melhorarem seus negócios.

O projeto visa a conectar pequenos produtores por meio da ferramenta e, assim, ajudá-los a controlar melhor o gado e a potencializar sua capacidade de conservar sua terra e o meio ambiente.

A meta é que, ao longo de dois anos, 500 pequenos produtores de três assentamentos rurais possam coletar, analisar, gerenciar e compartilhar dados para aumentar a renda de suas famílias e transformar a realidade local.