Pesquisa destaca 8 hábitos que ajudam a diminuir o risco de câncer

Práticas saudáveis podem proteger contra diversos tipos de câncer

20/12/2024 18:00

Alimentos ultraprocessados, como fast foods e refrigerantes, estão associados ao aumento de doenças crônicas e mortes no Brasil -Depositphotos/studioM
Alimentos ultraprocessados, como fast foods e refrigerantes, estão associados ao aumento de doenças crônicas e mortes no Brasil -Depositphotos/studioM - Depositphotos/studioM

Uma pesquisa inovadora publicada na revista BMC Medicine destacou como adotar oito hábitos simples pode reduzir significativamente as chances de desenvolver câncer.

O estudo analisou como seguir as recomendações do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF) impacta o risco de tumores. Usando um sistema de pontuação padronizado, os cientistas avaliaram tanto o risco geral de câncer quanto o de 14 tipos específicos, cujas conexões com o estilo de vida são bem documentadas.

A análise, baseada em dados de 94.778 pessoas, revelou algo poderoso: práticas saudáveis podem proteger contra diversos tipos de câncer, como os de mama, colorretal, rim, esôfago, ovário, fígado e vesícula biliar.

Quer cuidar de si? Adote esses hábitos simples e eficazes:

Proteja-se do sol: Os raios UV são vilões silenciosos. Evite a exposição prolongada, use protetor solar e prefira horários de menor intensidade solar. A prevenção é o melhor escudo contra o câncer de pele.

Diga não aos suplementos desnecessários: Parece prático, mas o uso de suplementos para “prevenção” pode ser perigoso. O excesso de beta-caroteno, por exemplo, eleva o risco de câncer de pulmão. Aposte em uma alimentação balanceada para suprir suas necessidades.

Valorize a amamentação: Um ato natural que vai além de nutrir. Amamentar protege as mães contra o câncer de mama e fortalece o desenvolvimento do bebê.

Reveja o fast food: Alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcar e amidos, contribuem para a obesidade, um dos principais fatores de risco para diversos tipos de câncer. Substitua o fast food por escolhas mais saudáveis e equilibradas.

Modere o consumo de carne vermelha e processada: Esses alimentos estão diretamente associados ao câncer colorretal. Reduza o consumo e opte por alternativas mais leves e nutritivas.

Corte as bebidas açucaradas: Refrigerantes e sucos adoçados são armadilhas para o ganho de peso, o que aumenta o risco de vários tipos de câncer. Hidrate-se com água e priorize opções naturais.

Abandone o cigarro: Poucos hábitos são tão prejudiciais quanto o tabagismo. Com milhares de substâncias tóxicas e dezenas de agentes cancerígenos, o cigarro é um dos principais causadores de câncer no mundo.

Reduzir o consumo de álcool: Estudos consistentes mostram uma ligação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, incluindo os que afetam a boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, colorretal, mama (tanto na pré quanto na pós-menopausa) e estômago.

Simples mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença. Cuide-se hoje para colher os benefícios no futuro!

Outras dicas de saúde na Catraca Livre 

Tendemos a associar a demência à perda de memória. A pessoa começa a fazer as mesmas perguntas repetidamente ou tem dificuldade para encontrar as palavras certas para dizer numa conversa.

Embora a perda de memória seja geralmente o sintoma mais óbvio e conhecido, não é o único sinal de alerta. Descubra 5 sinais de demência que vão além da perda de memória.