Gal Costa morre aos 77 anos
A cantora baiana havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita
A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa.
Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
A cantora estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
O espetáculo fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.
Causa da morte
A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.
“Com profunda tristeza e o coração apertado que comunicamos o falecimento da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira, 09 de novembro, em São Paulo. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas posteriormente. Agradecemos o carinho de todos neste momento tão difícil”, publicou a equipe da cantora.
De acordo com informações obtidas pelo ‘Splash’, do UOL, a família decidiu que não irá divulgar a causa da morte da cantora.
Qual o verdadeiro nome de Gal Costa?
Popularmente conhecida como Gal Costa, a cantora na verdade tem outro nome de nascença. Maria da Graça Costa Penna Burgos, nasceu dia 26 de setembro de 1945 em Salvador, Bahia. A cantora revelou em 2013 o motivo e a origem do nome artístico em uma conversa com Jô Soares na TV Globo.
Filho e viúva de Gal
Gal Costa deixou um filho e uma esposa.
Gabriel Costa Penna Burgos, filho de Gal Costa, 17 anos, teve uma vida longe dos holofotes, graças ao apoio da mãe que apenas queria garanti-lo uma vida mais reservada. Conheça o jovem Gabriel.
Juntas desde 1998, Wilma Petrillo, de 72 anos, trabalhava como agente e sócia de Gal Costa em duas empresas da família. Apesar da preferência à discrição, Wilma compartilhava momentos divididos com a cantora em seu perfil no Instagram, fosse em shows, camarins e até mesmo detalhes da rotina do casal. Conheça a esposa de Gal.
Herança
A cantora Gal Costa deixou uma fortuna como herança para um único herdeiro e o valor surpreendeu fãs da diva da música popular brasileira. De acordo com o estabelecido pela Lei, o único herdeiro da artista será seu filho, Gabriel Costa, de 17 anos. Veja o valor da fortuna que fica para o jovem.
Último vídeo de Gal Costa: “Faz o L”
Último vídeo que Gal Costa publicou no Instagram deixa mensagem de esperança no futuro.
Cerca de 10 horas antes de sua assessoria de imprensa confirmar a morte, Gal Costa fez o “L”, um símbolo dos apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa contra Jair Bolsonaro (PL), nas últimas eleições e em defesa da Democracia. Assista aqui.
O adeus de Bethânia e Caetano a Gal Costa
Com voz embargada, Maria Bethânia se manifestou em suas redes sociais sobre a morte da amiga.
“Em choque, triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu”, afirmou Maria Bethânia.
Maria Bethânia, que mora no Rio de Janeiro, ainda afirmou que, mesmo longe, sempre admirou Gal. “Uma amiga que, mesmo longe, sempre mantive a admiração e respeito. Que Deus a receba na sua mais pura luz. É triste demais, difícil demais. Muito duro”, completou Bethânia. Assista ao depoimento na íntegra aqui.
Já Caetano falou ao vivo ao Estúdio i, da GloboNews. O cantor comentou sobre a morte de Gal e de como era a relação entre os dois. Muito emocionado, Caetano relembrou uma canção que compôs para a amiga gravar e que, de acordo com ele, era a definição dela.
“Ao longo dos anos eu compus várias canções para ela cantar. E tem uma canção cuja letra diz tudo: ‘Minha voz, minha vida/Meu segredo e minha revelação/Minha luz escondida/Minha bússola e minha desorientação”, falou o cantor aos jornalistas do programa.
Caetano falou ainda sobre a figura importante que Gal se tornou no cenário da música popular brasileira, servindo de exemplo para muitas mulheres. “Quando eu soube da notícia, a primeira coisa que eu fiz foi ligar para Bethânia e Gil. Foi difícil, mas bom falar com eles”, disse. Assista ao depoimento de Caetano aqui.
Sophie Charlotte marca presença no velório
A atriz Sophie Charlotte esteve nesta sexta-feira, 11, no velório de Gal Costa, em São Paulo, ao lado de outros famosos e colegas da artista.
O que muitos se perguntaram é a relação entre a atriz e a cantora, mas o que não sabem é que Sophie interpretou Gal no filme “Meu Nome é Gal”, que tem previsão de estreia para março de 2o23, no mês das mulheres. Saiba mais aqui.
Viúva de Gal é criticada
Semanas após a morte repentina de Gal Costa, algumas questões ainda rodeiam o fatídico episódio ocorrido no último dia 9 de novembro.
Entre as notícias, memórias e registros sobre a trajetória da eterna Musa da Tropicália, uma pergunta ainda perdura, sobretudo entre amigos mais próximos: porque a cantora não foi enterrada ao lado da mãe, Mariah Costa Pena, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Entenda o que motivou a viúva de Gal a sepultá-la em SP.