Galeria: Projeto fotográfico mapeia a moda de rua de uma geração
Parte da pesquisa Authentic Portrait, iniciada pela fotógrafa Bia Ferrer em 2009, “As cores do Mundo” é uma série fotográfica que registra pessoas comuns, com idades e personalidades diversas, com o objetivo de, por meio de suas vestimentas e aparência, identificar os signos culturais de uma época e de um lugar.
“Com uma câmera simples, de uso caseiro, preparo o modelo com algumas instruções que o desarma, incentivando a cumplicidade frente à câmera”, explica Bia, “Digo a eles: ‘Você tem três chances de se mostrar ao mundo!'”, finaliza.
Embora a escolha dos fotografados não seja direcionada a nenhuma padrão, a fotógrafa notou que existem elementos arquetípicos que, de alguma forma, classifica as pessoas em grupos urbanos. Com isso, ela passou a se questionar se os sinais de nossa biografia estão impressos em nosso corpo e se podemos realmente saber sobre uma pessoa se baseando somente pela sua aparência.
- Fotógrafo diz que se tornou ‘em um deles’ ao fazer retratos de moradores de rua
- Projeto fotográfico distribui câmeras fotográficas para população em situação de rua
- Projeto fotográfico registra a realidade de uma sociedade esquecida dentro de prédios abandonados em São Paulo
- Fotografia: Rogério Reis resgatou o Carnaval de rua e é o paparazzi dos anônimos do RJ
Fruto destes questionamentos acerca da antropologia urbana, nasceu o Authentic Portrait, pesquisa pessoal de Bia Ferrer, projeto de mapeamento visual de sua geração, que apresenta semelhanças e diferenças por meio de um olhar aguçado e sensível e pode vir a se tornar um documentário.