Homem com câncer morre logo após realizar sonho de conhecer o mar

Marcos Antônio, de 29 anos pode sentir a brisa da praia vendo o por do sol na orla de São Luís (MA) pela primeira vez

15/01/2020 21:57

Nascido em Santa Inês, no interior do Maranhão, Marcos Antônio Santana Miranda da Silva, de 29 anos, sempre teve o sonho de conhecer o mar. Doente com um quadro de quadro de sepse e câncer de intestino, em estado avançado, ele foi internado em um hospital da rede pública estadual, no dia 3 de janeiro.

Homem com câncer morre logo após realizar sonho de conhecer o mar
Homem com câncer morre logo após realizar sonho de conhecer o mar - Reprodução

Após questionar uma enfermeira do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), onde estava internado, se seu sonho poderia ser realizado, uma equipe montou a estrutura necessária para atender ao pedido de Marcos Antônio.

Na semana passada, seis dias depois de dar entrada no HCM, ele viu o mar pela primeira vez e pode sentir a brisa da praia vendo o por do sol na orla de São Luís, capital do estado, tomando uma água de coco, com direito sorvete.

Para o HCM organizar a operação foi preciso envolver muitos profissionais, dente eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogas. A maior complicação, segundo o médico Luís Fernando Amorim Ramos Filho, era que o paciente precisava de monitoramento constante, principalmente pelas fortes dores que sentia.

Apesar do estado físico debilitado, Marcos se disse alegre por ter conhecido o mar. “Eu estou muito feliz! É uma oportunidade única essa que estou tendo. Agora sim posso dizer que realizei o meu sonho”, disse.

Depois do seu grande sonho realizado, Marcos Antônio não resistiu e morreu nessa segunda-feira, 13

Saiba mais sobre câncer no intestino

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Estimativa de novos casos: 34.280, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres (2016 – INCA)

Sintomas

Pessoas com mais de 50 anos com anemia de origem indeterminada e que apresentem suspeita de perda crônica de sangue no exame de sangue devem fazer endoscopia gastrintestinal superior e inferior.

Mudança no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação são sinais de alerta.

Também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar. Diante desses sintomas, procure orientação médica. Para mais informações, clique aqui.

Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein