Câncer: 6 sintomas que podem indicar a doença

É importante lembrar que os sintomas do câncer podem variar amplamente dependendo do tipo e da localização do tumor

13/10/2024 23:59

O câncer é curável em muitos casos. No entanto, para isso é importante que a doença seja detectada o mais cedo possível. Acontece que muitas pessoas não aproveitam os serviços de prevenção precoce, mesmo quando percebam um possível sintoma.

As células cancerígenas são o principal componente dos tumores malignos, que são massa de tecido que crescem incontrolavelmente
As células cancerígenas são o principal componente dos tumores malignos, que são massa de tecido que crescem incontrolavelmente - Jezperklauzen/istock

6 possíveis sintomas de câncer

Conhecer os sintomas de câncer é importante, mas vale destacar que nem sempre eles indicam a doença, podem estar relacionados a outras condições de saúde.

1. Dor inexplicável

A dor é um sinal de que algo está errado. Se persistir, é importante examiná-la. Dores de cabeça frequentes que não melhoram apesar do tratamento podem indicar um tumor cerebral. A dor nas costas pode ser um sinal de alerta de câncer de cólon ou ovário.

2. Suores noturnos

Suores noturnos também podem ter várias causas, incluindo infecções, certos medicamentos ou menopausa. No entanto, suores noturnos excessivos também podem ser um sinal de vários tipos de câncer, incluindo leucemia e câncer de linfonodos.

3. Perda de peso inexplicável

É claro que a perda de peso inexplicável também pode ser causada por outras doenças, como problemas intestinais ou de tireoide. Pequenas flutuações no peso são normais, mas se você perder muito peso e sem esforço, deve consultar um médico.

4. Nódulos ou inchaços incomuns

Nódulos ou inchaço também podem ser causados ​​por lesões. Ainda assim, nódulos e inchaços persistentes em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço, axilas, abdômen, virilha, seios ou testículos, devem ser levados a sério.

5. Fadiga

A fadiga/cansaço extremo também pode ter diversas causas, por exemplo estresse, doenças autoimunes ou simplesmente problemas de sono. No entanto, se você está constantemente cansado e isso não melhora com mais sono, é importante consultar um médico. No câncer de sangue (leucemia), a fadiga debilitante também ocorre nos estágios iniciais.

6. Alterações na pele

Isso inclui feridas que não cicatrizam, uma verruga nova ou alterada, crostas, coceira ou sangramento. O chamado método ABCDE ajuda a identificar as mudanças mais importantes. Além disso, qualquer alteração incomum em uma área da pele ou unha deve ser examinada por um médico.