Imagens mostram PM salvando bebê que morria engasgado
Imagens mostram a policial militar fazendo várias manobras até que o bebê de 13 dias de vida voltasse a respirar
Uma equipe de policiais militares salvou um bebê recém-nascido que estava engasgado. Os PMs realizaram a manobra para desengasgar a criança e, ao mesmo tempo, acalmavam os pais da criança. O caso ocorreu na noite do último sábado em Goianápolis (GO) e as imagens foram divulgadas pelo G1. (Veja aqui)
Toda a ação foi filmada por um OM da equipe. As imagens mostram quando a soldado Carla Caroline Ferreira dos Reis realiza manobras para desengasgar o recém-nascido de apenas 13 dias.
“A avó da criança me entregou ela desfalecida, muito arroxeada, não estava respirando. De pronto virei a criança e comecei a dar palmadinhas para desengasgar. Tentei por três vezes. Tentei duas vezes a respiração boca a boca, mas ela não voltava”, disse a PM ao G1.
- 6 dicas para ajudar alguém que está engasgando
- O que acontece quando consumimos bebida alcoólica? Como eliminar?
- 5 dicas certeiras para melhorar a qualidade do sono na maternidade
- Garçom e policial salvam homem que engasgou em restaurante
A soldado Carla conta ainda que só depois de sugar o nariz do pequeno Gabriel é que ele voltou a respirar. “Me deu um estalo, não sei. Me veio a ideia de sugar o nariz. Da primeira já saiu uma secreção e na segunda vez a criança voltou a respirar”.
Segundo o pai, o bebê estava mamando quando vomitou e não conseguia mais respirar.
Casos de engasgo
O engasgo é considerado uma emergência e, em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Em casos de asfixia por obstrução de vias aéreas, danos cerebrais permanentes podem ocorrer já a partir do quarto minuto, e o óbito em torno de 10 minutos. Nessa situação, prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço de emergência pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a sufocação e o engasgamento são a terceira principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil.
Dicas de prevenção
O site da ONG Criança Segura reúne algumas orientações e dicas para prevenir engasgamento e asfixia. Confira algumas:
Engasgo por alimento
- Corte os alimentos em pedaços bem pequenos na hora de alimentar a criança;
- Não dê alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes para crianças;
- Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada. Isso ajudará a prevenir que a criança tente falar e comer ao mesmo tempo;
Momento de dormir
- Use berços certificados pelo Inmetro e que sigam as normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
- Verifique se as grades de proteção do berço estão fixas e se a distância entre elas não é maior do que 6 cm;
- Bebês devem dormir em colchão firme, de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora. O colchão deve estar bem preso ao berço (não mais que dois dedos de espaço entre o berço e o colchão) e sem qualquer embalagem plástica;
- Remova do berço todos os brinquedos, travesseiros, cobertores, protetor de berço e qualquer outro objeto macio quando o bebê estiver dormindo. Isso ajuda a reduzir o risco de asfixia;
- Adultos devem evitar dormir com bebês. Caso escolham dividir a cama, devem tomar precauções especiais, que incluem a remoção de travesseiros, edredons e qualquer outra roupa de cama macia. Devem, também, evitar o uso de bebidas alcoólicas.