Últimas notícias:

Loading...

5 dicas certeiras para melhorar a qualidade do sono na maternidade

Catraca Livre e Emma Colchões uniram forças para preparar algumas dicas certeiras, além de garantir um cupom de desconto exclusivo para nossas leitoras

Por: Oferecimento Emma Colchões

Que a chegada de um bebê representa uma verdadeira realização para as mamães, todo mundo sabe. Mas pouco se discute sobre a privação do sono na maternidade, desde a gravidez até os primeiros meses de vida da criança, quando vários fatores podem atrapalhar esses momentos tão importantes para se recuperar as energias.

Para se ter uma ideia desse problema, de acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, a privação do sono das novas mães pode acelerar o envelhecimento celular e adicionar entre 3 e 7 anos à idade biológica delas. Mas calma mamãe, não precisa ficar desesperada!

A privação do sono das novas mães pode acelerar o envelhecimento celular e adicionar entre 3 e 7 anos à idade biológica delas
Crédito: Emma Colchões | DivulgaçãoA privação do sono das novas mães pode acelerar o envelhecimento celular e adicionar entre 3 e 7 anos à idade biológica delas

Foi pensando para ajudar nesse momento tão sensível da maternidade, que a Catraca Livre e a Emma Colchões uniram forças para preparar algumas dicas certeiras, que vão ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.

E, para tornar o Dia das Mães ainda mais especial, nossas leitoras ganham até 60% de desconto nos produtos da marca. Para isso, basta fazer sua compra por meio deste site aqui até o dia 8 de maio e, antes de finalizar a transação, clicar na opção “Adicione Código Promocional” e digitar o cupom CATRACAEMMA.

Vamos às dicas?


  1. Uma cama acolhedora

Cuidar para que o ambiente do quarto seja o mais confortável possível é o primeiro passo para trazer mais tranquilidade para o sono da nova mamãe. Isso passa sobretudo pela escolha do colchão e dos travesseiros.

Aqui os produtos da Emma Colchões podem ajudar bastante! Para quem tem dificuldade de dormir, uma das piores coisas é a movimentação da pessoa que dorme ao lado, sobretudo se ela tem sono agitado. A boa notícia é que o colchão Emma Original tem uma tecnologia que bloqueia os movimentos de seu/sua parceiro(a) ou filhos.

O colchão Emma Original tem uma tecnologia que bloqueia os movimentos de seu/sua parceiro(a) ou filhos
Crédito: Emma Colchões | DivulgaçãoO colchão Emma Original tem uma tecnologia que bloqueia os movimentos de seu/sua parceiro(a) ou filhos

Além disso, o colchão tem estrutura ergonômica para que a sua coluna permaneça sempre alinhada. O produto vai se adaptar à pressão corporal impedindo que você afunde, o que também é ótimo para poupar a coluna das mulheres grávidas.

Os travesseiros da Emma também são mais macios e têm tecnologia antiestresse (que absorve a eletricidade estática acumulada ao longo do dia), espuma de memória (conhecida como NASA, que vai se adaptando aos contornos do pescoço e ombros) e com altura ajustável (para que você não precise usar dois).

Para tornar a sua cama ainda mais agradável, outra dica é usar lençóis e cobertores limpinhos, com aquele cheirinho de recém-lavados, o que pode ser bastante relaxante. E arrume a cama, para que, ao se deitar, você não precise ficar “brigando” com as cobertas, o que pode tornar o seu sono mais agitado.


2. Amamente logo antes de dormir

Você sabia que produzir leite consome muita energia da mamãe? Estima-se que uma mulher que esteja amamentando gasta, em média, 500 calorias a mais do que uma mulher que não esteja atravessando essa fase.

A amamentação libera na corrente sanguínea da mulher uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”
Crédito: Banco de Imagens | iStock @tatyana_tomsickovaA amamentação libera na corrente sanguínea da mulher uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”

Além disso, a amamentação libera na corrente sanguínea da mulher uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”. Isso porque, além de facilitar o processo, ela provoca uma sensação de prazer e reduz os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse.

Por isso, amamentar antes de dormir pode ser uma boa ideia para aproveitar o cansaço natural gerado por esse momento e essa sensação de bem-estar e relaxamento.


3. O sono do bebê

Boa parte dos problemas com a privação do sono das mamães está atrelada ao choro do bebê de madrugada. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que seu filhote também tenha uma noite tranquila.

Algumas dicas super simples podem ajudar na hora de colocar o(a) pequeno(a) para dormir. Sons tranquilos e músicas calmas, em baixo volume, podem acalmar e embalar o bebê. Cuide também da temperatura e da iluminação do quarto, pois, quando esses fatores estão desregulados, podem deixá-lo mais irritado ou agitado.

Sons tranquilos e músicas calmas, em baixo volume, podem acalmar e embalar o sono do bebê
Crédito: Banco de Imagens | iStock @Prostock-StudioSons tranquilos e músicas calmas, em baixo volume, podem acalmar e embalar o sono do bebê

Outro bom toque é amamentar o(a) pequeno(a) antes de colocá-lo na cama. Além de minimizar as chances de que seu/sua filho(a) acorde com fome, vários estudos já provaram que o contato pele com pele tranquiliza a criança.

Além disso, combate os gases do seu filhote, pois as cólicas são o principal incômodo nos três primeiros meses de vida. Massagear a barriguinha e mexer as perninhas, cuidar da alimentação da mamãe (evitar a ingestão de alimentos que provocam gases), colocar roupas leves e não apertar a fralda podem ser úteis.


4. Prepare-se para mergulhar na cama

Não é só seu bebê que dorme melhor depois de um banho quentinho. A ciência já sabe há bastante tempo que a variação da nossa temperatura corporal está associada ao nosso “relógio biológico”, que determina, entre outros processos, se devemos acordar ou dormir.

Um estudo realizado por engenheiros biomédicos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, indica que tomar um banho quente entre 1 e 2 horas antes de deitar pode acelerar e melhorar a qualidade do nosso sono. Fica a dica, mamãe!

Tomar um banho quente entre 1 e 2 horas antes de deitar pode acelerar e melhorar a qualidade do nosso sono. Fica a dica, mamãe!
Crédito: Emma Colchões | DivulgaçãoTomar um banho quente entre 1 e 2 horas antes de deitar pode acelerar e melhorar a qualidade do nosso sono. Fica a dica, mamãe!

Além disso, ingerir alimentos leves no jantar vai te ajudar a ter uma noite mais tranquila, evite comer algo muito gorduroso e de uma digestão lenta. Bebidas com muita cafeína também podem atrapalhar a indução do sono e provocar um efeito diurético, fazendo com que você precise acordar mais vezes para ir ao banheiro.


5. Evite as telas

Vários estudos recentes indicam que a exposição aos smartphones antes de dormir pode prejudicar o sono, como este publicado na revista científica Preventive Medicine. Isso acontece basicamente por dois motivos: a interatividade e a luminosidade oferecidas pelos dispositivos.

O nosso cérebro precisa diminuir a atividade até que o sono se instaure. A quantidade de informações fornecidas pelo aparelho pode provocar o efeito contrário, a excitação do sistema nervoso.

A luz azul da tela pode causar uma alteração no nosso “relógio biológico”, fazendo com que o nosso corpo ainda ache que devemos continuar acordados
Crédito: Banco de Imagens | iStock @AlessandroPhotoA luz azul da tela pode causar uma alteração no nosso “relógio biológico”, fazendo com que o nosso corpo ainda ache que devemos continuar acordados

Além disso, a luz azul da tela pode causar uma alteração no ciclo circadiano, aquele nosso “relógio biológico”, fazendo com que o nosso corpo ainda ache que devemos continuar acordados.


A marca de colchões mais premiada da Europa

Agora que você conhece todas essas dicas para melhorar o sono, não deixe de aproveitar a promoção de Dia das Mães da Emma para leitores da Catraca Livre.

Com mais de 6 anos de trajetória, a marca alemã está presente em mais de 30 países, como França, Inglaterra e Itália, e acumulou mais de 75 prêmios internacionais.

Por se tratar de uma marca 100% online, a Emma fabrica seus colchões aqui no Brasil, com o mesmo padrão de qualidade e tecnologia da Alemanha, e criou uma série de diferenciais para mostrar aos brasileiros o porquê de tantos prêmios.

Um dos principais está na possibilidade de testar o colchão por até 100 noites após a compra
Crédito: Emma Colchões | DivulgaçãoUm dos principais está na possibilidade de testar o colchão por até 100 noites após a compra

Um dos principais está na possibilidade de testar o colchão por até 100 noites após a compra. Afinal, vale muito mais esse período no conforto da sua casa do que um teste de 5 minutinhos numa loja qualquer.

Já a excelência do colchão Emma Original é garantida pela combinação de espumas para perfeito suporte. O primeiro elemento é a capa que, além de super macia, é removível e lavável, aumentando a durabilidade do produto e oferecendo praticidade.

Em seguida vem a primeira camada de espuma Airgocell. Ela permite que parte do colchão se comprima sem afetar o restante, ou seja, a camada bloqueia o movimento e gera a sensação de conforto e frescor. Dessa forma, se você compartilha a cama com seu parceiro (a), é possível dormir tranquilamente sem se incomodar com os movimentos da pessoa ao lado.

A camada do meio é a espuma Viscoelástica, que distribui perfeitamente a pressão e se adapta ao seu corpo. E a última é a espuma de suporte, responsável por acomodar a zona lombar e suavizar a pressão do colchão.

E o mais incrível é que toda essa combinação de qualidade ainda conta com garantia de até 10 anos e devolução também gratuita, caso você não goste do produto.

Curtiu? Para saber mais sobre o colchão mais premiado da Europa é só clicar aqui.