VÍDEOS: Lava de vulcão nas Ilhas Canárias causa explosão de casas
Há rumores de que a erupção poderia causar um tsunami no Brasil, mas a probabilidade é muito remota
A erupção de um vulcão no parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, localizadas a oeste da costa de Marrocos, destruiu casas e desabrigou cerca de 5.000 pessoas da região, sendo 500 delas turistas.
Os responsáveis pela operação afirmam que não será mais necessária a retirada de pessoas do local que, felizmente, não há registros de mortes.
O vulcão entrou em erupção neste domingo, 19. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
Havia rumores de que a erupção poderia causar um tsunami no Brasil. O risco, porém, foi considerado remoto por especialistas.
Vídeos publicados nas redes sociais dão uma dimensão do desastre ambiental causado na região. Confira:
Erupção de vulcão nas Ilhas Canárias pode causar tsunami no Brasil?
As chances de a erupção do vulcão causar impacto na costa brasileira é remota. Segundo especialistas, isso aconteceria só se ocorresse um grande colapso do vulcão.
De acordo com a Agência Brasil, um estudo do pesquisador norte-americano George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, afirmou que esse tipo de colapso é “extremamente raro e nunca ocorreu na história registrada”.
Além disso, ele afirmou que estudos recentes prevendo a geração de tsunamis a partir da erupção do Cumbre Vieja foram baseados em suposições incorretas.