Últimas notícias:

Loading...

Vulcão que poderia causar tsunami no Brasil entra em erupção

Em vídeos publicados na Internet, pelo instituto, é possível ver uma grande nuvem de fumaça

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O vulcão Cumbre Vieja, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo, 19. O evento chamou atenção porque, durante essa semana, havia temor de que uma possível erupção dele pudesse provocar a formação de tsunamis que atingiriam a costa brasileira. O risco, porém, foi considerado remoto por especialistas.

O Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias (Involcan) tuitou a notícia da erupção às 15h24. hora local (11h24 no horário de Brasília). As Ilhas Canárias ficam localizadas a noroeste da África, próximas à costa do Marrocos e do Saara Ocidental.

Em vídeos publicados na Internet, pelo instituto, é possível ver uma grande nuvem de fumaça emergindo de longe.

vulcão em erupção
Crédito: Reprodução/Twitter/TV Canaria Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo

Com o aumento das atividades sísmicas ao longo dos últimos dias e o alerta de erupção, as autoridades já haviam começado a retirar os moradores e alguns animais de aldeias vizinhas.

Risco de tsunami no Brasil é remoto

As chances de a erupção do vulcão causar impacto na costa brasileira é remota. Segundo especialistas, isso aconteceria só se ocorresse um grande colapso do vulcão.

De acordo com a Agência Brasil, um estudo do pesquisador norte-americano George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, afirmou que esse tipo de colapso é “extremamente raro e nunca ocorreu na história registrada”.

Além disso, ele afirmou que estudos recentes prevendo a geração de tsunamis a partir da erupção do Cumbre Vieja foram baseados em suposições incorretas.

Apesar do risco praticamente descartado por especialistas, os brasileiros não perderam a chance de brincar com a situação. O resultado foi uma chuva de memes:

Compartilhe: