Triciclo de plástico reciclado é opção contra poluição de tráfego
Veículo foi TCC de Thomas Hoogewerf na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda, e também ajuda a desafogar os aterros sanitários da Cidade do México
Alguns o chamavam de tonguinha nos anos 1970. No cinema, ele ficou imortalizado como meio de locomoção de uma criança nos corredores do hotel de “O Iluminado”.
Agora, seu papel é o de proteger o ambiente contra o fantasma da poluição na Cidade do México. E, para tanto, passou a ser feito de um material sustentável. Apresentamos, então, o triciclo de plástico reciclado.
Ele foi projeto de conclusão de curso de Thomas Hoogewerf na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda. E batizado de Better to Transport (melhor para transportar, na tradução livre do inglês).
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Hoogewerf uniu o útil ao agradável. De um lado, o trânsito pesado da Cidade do México pede soluções criativas e ambientalmente corretas para ser aliviado.
De outro, o mexicano é um grande consumidor de Coca-Cola, fazendo do país um dos maiores mercados consumidores da bebida no mundo. Assim, o descarte de garrafas PET também é grande por lá.
A garrafa PET é um dos materiais usados para fazer o triciclo. Hoogewerf, por sinal, bolou um jeito de ampliar a quantidade utilizável de diversos tipos de lixo plástico em seu projeto.
O designer descobriu que prensar o plástico a altas temperaturas permite reciclar mesmo os componentes mais difíceis de manusear, lavar e separar.
Para montar
Por sua vez, as peças do triciclo de plástico reciclado são mecanicamente conectadas, o que o torna todo desmontável. Assim, aquelas que sofrerem algum tipo de dano poderão ser facilmente substituídas ou mesmo remodeladas. Isso também estreita os laços entre o fabricante do veículo e seu comprador.
O triciclo possui ainda suportes metálicos, igualmente feitos de lixo.
“Espero muito atrair outros para continuar trabalhando neste projeto e desafiá-los quanto à reciclagem de plásticos e às colaborações de código aberto”, afirmou ele.
Hoogewerf é mesmo um cara sustentável. Tanto que se propôs a dividir o conhecimento de fabricação de seu triciclo de plástico reciclado.
Para tanto, disponibilizou para download na internet os projetos e o equipamento necessário para a produção do modelo. Incluiu ainda designs para adaptar o triciclo a diferentes ambientes e personalizá-lo de acordo com o gosto do freguês.
Leia também: Cadeira de rodas de grafeno quer ser a mais leve e forte de todas