Bahia emociona em vídeo de reconhecimento da paternidade
Defensoria do Estado e clube de futebol de Salvador se unem em campanha que disponibiliza exames de DNA gratuitos
O mês de agosto guarda uma data muito especial para crianças, adolescentes e adultos: o Dia dos Pais. Mas essa época pode ser também de ausência. Especialmente para quem nem mesmo conhece a figura paterna. Para ajudar a preencher essa lacuna de afeto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia possui uma campanha em favor do reconhecimento da paternidade – que, neste ano, conta com um vídeo emocionante feito pelo Esporte Clube Bahia.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, realizada desde 2007, oferece exames de DNA gratuitos para sensibilizar homens a assumir o papel de pai.
Essa campanha anual, sempre promovida em agosto, já beneficiou cerca de 23 mil pessoas. Os testes são disponibilizados para casos em que o nome do pai não consta na Certidão de Nascimento.
- Noxus chega com tudo: confira o trailer explosivo da Temporada 1 de League of Legends
- Estes são os principais fatores de doenças cardíacas que podem ser evitados
- Como a doença de Alzheimer pode ser desencadeada pelo vírus do herpes
- CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio em janeiro
Assumir o papel
Neste ano, o mote da ação, criada pela agência SLA Propaganda, é “Não existe roteiro para ser pai. Mas você tem que assumir o seu papel”.
A iniciativa conta com apoios de peso: o do ator baiano Érico Brás, da Globo, como padrinho. E o do Esporte Clube Bahia, por meio de um projeto chamado Defensoria no Estádio.
Assim, durante três dias, o clube disponibilizou exames de DNA gratuitos em sua loja.
E, no intervalo do jogo em que o time venceu o Flamengo por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 4/8, foi exibido o vídeo Em Nome do Pai/do Filho, com produção da equipe da TV Bahêa, o canal institucional do clube. No filme, vemos um garoto, torcedor do Bahia, que escreve cartas para o pai que não conhece.
O vídeo, por sinal, viralizou nas redes sociais.
https://twitter.com/ECBahia/status/1157640815704989696
#Sou Pai Responsável
Além disso, na entrada dos times em campo para a partida, defensores públicos carregaram pelo gramado uma faixa com a hashtag #Sou Pai Responsável. Essa inscrição também estava na camisa das crianças que acompanharam o time baiano.
O grande rival local do Bahia, o Vitória, também deve aderir à campanha.
Na quinta, dia 8, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável será lançada em Salvador, com a presença de Érico Brás. O evento acontecerá às 9h, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano.
Na sexta (9), o lançamento será em Feira de Santana.
A campanha em prol do reconhecimento da paternidade inclui outdoors, busdoors, spot para rádio, cartazes, flyers e vídeos para as redes sociais.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia oferece exames de DNA gratuitos nas 38 cidades em que possui unidades – e durante o ano todo. Também há uma unidade móvel que percorre outros municípios para a realização dos testes.
Leia também: Animação destrói mitos sobre o trabalho infantil