Arquitetos criam biblioteca de rua na Bulgária para incentivar leitura

A Rapana, que fica em Varna, foi criada por uma equipe de jovens arquitetos e designers

Por: Redação Comunicar erro

Uma equipe de arquitetos e designers búlgaros decidiu construir uma biblioteca de rua em Varna, na Bulgária.

A inciativa surgiu após o grupo ver que a rotina de jovens é quase inteiramente baseada na era digital e, portanto, a popularidade dos livros entre esta geração diminuiu.

Crédito: Divulgação A biblioteca foi construída com 240 folhas de madeira que podem receber até 1500 livros

Varna é uma cidade localizada à beira-mar e é frequentemente chamada de “capital marítima da Bulgária”. Esta é a principal razão pela qual a forma-conceito escolhida para a biblioteca, batizada de Rapana, que assemelha à um caracol marinho. O design foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas.

A biblioteca aberta oferece fácil acesso para os leitores navegarem pelos livros, além de espaços para sentar e um pequeno palco para os artistas de rua. As prateleiras são fáceis para pegar e colocar livros ao mesmo tempo.

Crédito: DivulgaçãoA Rapana tem formato, que assemelha à um caracol marinho

Inovação

A Rapana foi projetada usando as ferramentas de desenho paramétrico Rhinoceros 3D e Grasshopper, que dão aos arquitetos a possibilidade de experimentar diferentes formas e variações. Usando o software, a equipe testou mais de 20 ideias, alterando o número de peças de madeira verticais e horizontais e sua largura e altura.

Crédito: Divulgação A equipe testou mais de 20 ideias

A construção foi dividida em folhas de madeira, que foram produzidas usando uma máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado). A biblioteca foi construída com 240 folhas de madeira que podem receber até 1500 livros!

Além de integrar turistas e moradores, as pessoas ocupam a cidade e assim tem mais acesso à cultura! Por mais projetos comunitários e educativos como esse!

Por Tatty Nurmi, do blog Guia Trip

Compartilhe: