Projeto forma novos chefs entre jovens da periferia de São Paulo

Projeto Jovens Chefs oferece workshops com chefs de cozinha e palestras sobre carreira

Por: Redação |

O Instituto Ajinomoto acaba de concluir a 4ª edição do Jovens Chefs, programa realizado em parceria com o Instituto Viva Melhor, que oferece curso gratuito de gastronomia a jovens em situação de vulnerabilidade social de São Paulo.

Criado em 2016, o projeto Jovens Chefs capacitou mais de 400 estudantes, com 40 já inseridos no mercado de trabalho.

Crédito: Divulgação/Ajinomoto do BrasilJovens Chefs contempla atividades como workshops com chefs de cozinha e palestra

Durante seis meses, o programa contempla atividades como: workshops com chefs de cozinha, palestras com dicas de carreira e sobre umami, o quinto gosto básico do paladar humano.

“No decorrer do curso, os alunos aprendem técnicas de cozinhas profissionais, são capacitados para trabalhar em restaurantes ou até mesmo auxiliar ou iniciar um negócio, como a venda de marmitas, salgados ou bolos, por exemplo”, diz Priscila Santana, comenta a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil.

Crédito: Divulgação/Ajinomoto do BrasilProjeto ação capacitou mais de 400 estudantes, com 40 já inseridos no mercado de trabalho

Na etapa final do curso, os alunos participam de uma atividade nos moldes de um reality show culinário e preparam receitas com a temática umami, que está presente em alimentos como queijo, tomate, carne e cogumelo.

Maria Isabel, uma das formandas do curso, pôde trabalhar outras habilidades, além da gastronomia. “Eu desenvolvi muito a minha liderança com o programa Jovens Chefs. Aprendi a trabalhar em grupo e a liderar de um jeito para que as coisas dessem certo, fazendo com que todo mundo pudesse se entender e se sentir bem”, afirma a jovem.

Compartilhe: