Bienal do Livro lança app para leitura acessível de livros digitais
A 23ª Bienal Internacional de São Paulo abre amanhã (22) no Pavilhão de Exposições do Anhembi com lançamentos e ações inclusivas para pessoas com deficiência visual.
A Fundação Dorina Nowill, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, colocará guias videntes voluntários à disposição de cegos ou pessoas com baixa visão. Eles farão a descrição do ambiente, dos estandes e indicarão aos visitantes locais de interesse.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
- Baixe agora! USP tem mais de 900 livros para ler gratuitamente
No estande 351 da Rua A, a fundação mostrará o avanço da leitura para a pessoa com deficiência visual, aliando o Sistema Braille de Leitura e Escrita ao formato em áudio e ao digital acessível.
O grande lançamento será o DDReader para Android, o primeiro aplicativo para leitura de livros digitais acessíveis Daisy (formato de arquivo padrão aberto, ou seja, qualquer um pode desenvolver um software para ler ou mostrar livros gravados nesse formato) a ser lançado em português, já disponível para download gratuito no Google Play.
Lá também os visitantes poderão vivenciar várias formas de ler o recém-lançado “Palavras Invisíveis“: no formato Braille, exposto em uma área chamada “Um Livro Para Você”; em áudio e tinta-Braille, no espaço “Um Livro Para Compartilhar”; e no formato Daisy, que permite o acesso de todos ao mesmo conteúdo, em “Um Livro Para Todos”.
Para as crianças, haverá contação de história, em uma roda de leitura inclusiva, feita por um homem-robô. Um monitor conduzirá a atividade com a coleção “Brailinho Tagarela”, feita por meio de um tablet com DDReader com voz humana, apresentando à garotada, de forma interativa, mais um formato de material acessível que pode ser lido também por quem não tem deficiência visual.
As atividades vão acontecer de 25 a 29 de agosto em duas sessões: das 10h às 11h e das 14h às 15h. A Bienal 2014 acontece até o dia 31 de agosto. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. Ingressos de R$ 6 a R$ 14.
Por QSocial