Casa sustentável tem consumo de água e luz controlados por celular
Na cidade de Castellón, na Espanha, um escritório de arquitetura chamado NOEM criou a Ecological House 3.0, uma casa bioclimática equipada com automação inteligente.
Os moradores podem fazer todo o controle dos equipamentos domésticos por smartphone, economizando 90% do consumo de energia.
- Hospital 9 de Julho tem de esvaziar prédio após vazamento de gás
- A aventura de colher lúpulo na Patagônia argentina
- Mônaco, pequeno país, gigante em sustentabilidade
- Casa econômica sustentável usa materiais locais e energia limpa
Trata-se de uma casa 315 m², em que os arquitetos pensaram em tudo: desde o aproveitamento dos materiais até as condições climáticas locais. Com atenção a esses detalhes, eles conseguiram gerar diversas oportunidades de economia para os moradores, a começar pelo aproveitamento da luz e da ventilação.
A casa é construída em dois módulos de madeira. No primeiro, estão as salas de estar e de jantar, a cozinha e uma varanda. No segundo, estão o quarto de casal, um banheiro e um escritório.
Com esse design moderno, recheado de bordas brancas e arredondadas, foi possível construir o imóvel em dez semanas, tempo muito inferior ao da maioria das construções.
E, para somar a todas essas qualidades, a casa é toda programável pela internet sem fio. Com um smartphone, os moradores podem acessar todos os dados de consumo de água, umidade, eletricidade e temperatura da água, entre outros, em tempo real.
Via Denox