Chinesa de 69 anos tira fotos de quem dá lugar no transporte
Uma chinesa de 69 anos decidiu fotografar os sorrisos dos jovens que lhe cedem seus lugares no transporte público de Wuhan, na província de Hubei. O ‘álbum’ fotográfico de Tu Lihua já reúne dezenas de imagens de jovens sorridentes.
“As pessoas tendem a oferecer-me o lugar quando veem que sou uma passageira mais velha, mas esse gesto sempre me fez sentir desconfortável e perguntar-me por que razão o fariam”, diz Lihua, em entrevista à TV estatal chinesa.
- Chinesa de 103 anos é a pessoa mais velha a se curar do coronavírus
- Fotos inéditas de Avicii antes de morrer mostram o DJ alegre
Foi quando comprou um smartphone, em maio do ano passado, que Lihua teve a ideia de homenagear estes jovens. “Pensei em tirar uma foto de cada um deles como sinal de gratidão e o objetivo é utilizá-las como forma agradecer publicamente”, conta a idosa.
Inicialmente, conta Lihua, muitos que não compreendiam as suas intenções e se recusavam ser fotografados, mas à medida que explicava o propósito da iniciativa, as reações positivas superavam as negativas.
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.