Comentários de professora sobre Down causam polêmica nas redes

19/08/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:44

Os comentários de uma professora universitária sobre pessoas com síndrome de Down causaram repúdio nas redes sociais e foram condenados pela instituição de ensino superior onde ela trabalha. A docente do curso de Comunicação da Facha, no Rio de Janeiro, chamou atenção de seus alunos ao falar sobre uma série que seria exibida pelo “Fantástico”, da TV Globo.

“Não me venha com documentário sobre gente com Down, porque podem até achar bonitinho, mas aquilo é horrível, não adianta, odeio ver! Agora, vêm aí dez semanas de dr. Drauzio Varella com esse tema, um saco. Quem quer ver isso?!”, disse a professora.

O ‘Movimento Down’ publicou um texto de protesto com a frase #ChegaDePreconceito (Foto: Reprodução/Facebook)
O ‘Movimento Down’ publicou um texto de protesto com a frase #ChegaDePreconceito (Foto: Reprodução/Facebook)

Após uma aluna a rebater, ela questionou: “Ah, então você quer um filho com síndrome de Down?”. Em sua página no Facebook, o ‘Movimento Down‘ publicou um texto de protesto com a frase #ChegaDePreconceito, que teve mais de 2,6 mil curtidas e 1,5 mil compartilhamentos.

O diretor-geral da instituição, Paulo Alonso, divulgou um comunicado no site da faculdade repudiando o caso: “Quero expressar o meu mais profundo repúdio ao fato ocorrido em sala de aula, no dia de ontem, e envergonhado, com o comportamento, postura e conduta adotados por determinado professor, pedir desculpas a todos que, como eu, se sentiram ofendidos com pensamento tão preconceituoso e totalmente fora dos princípios éticos e morais que regem nossas ações há 44 anos”.

A professora deve se pronunciar sobre o assunto por meio de seu advogado. A assessoria da faculdade informou que a direção está preparando um evento para debater o tema, com representantes de ONGs que tratam sobre questões relacionadas à síndrome de Down.

Via O Globo