Designer de 90 anos muda paradigmas em empresa do Vale do Silício

30/01/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 18:34

Pelos corredores da IDEO, empresa do Vale do Silício que desenvolveu o primeiro mouse da Apple, uma senhora de 90 anos passa uma vez por semana. Barbara Beskind é uma das designers da companhia. Mais do que isso: cabe a ela ajudar na criação de soluções para idosos.

Se o problema entre os mais velhos são as quedas, ela tenta resolver. Agora está trabalhando em airbags de tamanhos diferentes, que são acionados em uma guinada de 15º do corpo. O desafio por ora é achar uma fonte de energia para sua invenção.

Sua carreira como inventora começou aos 8 anos, com brinquedos. Na faculdade, não pôde entrar no curso de engenharia, destinado a rapazes naquela época. Fez economia doméstica, se alistou no Exército e se tornou terapeuta ocupacional.

Ela se aposentou como major aos 44 anos e continuou a atender em consultório. Também registrou seis patentes de equipamentos infláveis que podem ajudar crianças com problemas de equilíbrio.

Barbara até pensou em se aposentar novamente, mas viu uma entrevista com o fundador da IDEO, em que ele dizia que a diversidade na equipe de design é importante para trazer diversas perspectivas a um projeto.

Ela escreveu para a empresa e foi chamada para ajudar no design de produtos para idosos. Tem palpitado, como nos óculos que levam baterias. Ela sugeriu que se pensasse em outra fonte de energia, já que seus dedos não têm mais tanta destreza para trocá-las.

“Gosto da idade em que estou. Acho que é um dos melhores capítulos da minha vida”, disse Barbara ao NPR.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.