Empresa cria tênis com pneus usados e emprega mães solo
Mais de 100 mil pneus são dispensados anualmente apenas na Argentina, e a grande maioria é queimada. Pensando nisso, três empreendedores do país tiveram a ideia de criar tênis, mochilas e bonés a partir desses pneus usados.
Assim nasceu a marca Xinca, dos sócios Alejandro Malgor, Ezequiel Gatti e Nazareno El Hom. A empresa fabrica uma média de 1.500 calçados ao mês, e todo o material utilizado, incluindo tecidos, é reaproveitado, de acordo com reportagem do Hypeness.
Mas, para eles, pensar só no meio ambiente era pouco. Também queriam pensar em políticas empresariais que respeitassem as pessoas e combatessem o desemprego.
- Carmel tem resorts em destinos paradisíacos no litoral do Ceará
- Do metaverso à busca de OVNIs: 7 previsões de viagens para 2023
- 39 filmes e séries chegam na Netflix em fevereiro
- Projetos promovem capacitação e autonomia financeira a pessoas negras
A partir de então, contrataram especialmente mães solo para integrar o quadro de funcionários. Atualmente, a companhia emprega 25 mulheres de áreas rurais do país, onde a maior parte da produção é realizada.
“As mulheres que empregamos querem seguir em frente, melhorar a qualidade de suas vidas e de suas crianças”, diz Alejandro. “Nós geramos oportunidades econômicas e sociais para que elas possam fazer isso.”
Leia a reportagem completa no Hypeness