Empresas se organizam para a inteligência artificial, diz estudo
Segundo uma pesquisa encomendada pela consultoria Avanade e realizada pela Vanson Bourne, organizações devem adotar tecnologias de inteligência artificial nos próximos três anos para que se mantenham competitivas no mercado.
O estudo “Modernização de TI: Do Crítico à Transformação Digital”, feito com executivos brasileiros e divulgado neste ano, aponta que 100% dos entrevistados acreditam que a automação de processos é uma tecnologia-chave para atender a novos requisitos.
Desses, 63% concordam com a nova realidade. A maioria das organizações entrevistadas espera implantar a automação de processos nos próximos três anos. O aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois maiores motivos.
- Como otimizar o tempo para aumentar a produtividade e o bem-estar?
- Para que serve o Meta AI no WhatsApp? Conheça todas as funções
- As 3 profissões mais valorizadas até 2030, segundo estudo; a sua está na lista?
- 5 cursos gratuitos de computação em nuvem para turbinar seu currículo
A pesquisa também mostra a presença iminente da inteligência artificial, como a automação de processos utilizando robôs (63%), a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%).
Outra pesquisa, “Platô de Produtividade: O que Está Te Afastando?”, também encomendada pela Avanade, ouviu 800 executivos e tomadores de decisão em tecnologia da informação pelo mundo.
Esse estudo indicou que a maioria dos líderes globais crê que a automação inteligente aumentará a força de trabalho humano em vez de substituir empregos.
Segundo a pesquisa, 86% dos líderes acreditam que sua organização deva implantar a automação inteligente para ser um líder em seu setor, e 31% das empresas já estão usando automação inteligente. A previsão é que, até 2020, 67% delas adotem essa tecnologia.