Escola Concept promove encontro virtual sobre habilidades socioemocionais

Iniciativa, que faz parte da série in.MIND, receberá ao vivo os criadores dos Hábitos da Mente, Bena Kallick e Arthur Costa

03/06/2020 13:42

Hábitos e pensamentos que podem melhorar as relações interpessoais são o tema do próximo encontro da série in.MIND – Mindfulness, Inovação, Novo Normal e Disrupção, iniciativa da Escola Concept, que acontece nesta quinta-feira, 4, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O evento contará com a presença dos cofundadores do Institute for The Habits of Mind (Instituto para os Hábitos da Mente – em tradução livre), Bena Kallick e Arthur Costa. Ambos são grandes inspirações para a comunidade escolar da Concept, que utiliza sua pesquisa como um guia para desenvolver habilidades socioemocionais entre estudantes, educadores e famílias.

 Bena Kallick, fundadora do The Institute for Habits of Mind, durante palestra na Escola Concept
 Bena Kallick, fundadora do The Institute for Habits of Mind, durante palestra na Escola Concept - Analídia Ferri/Divulgação

Os hábitos da mente são um conjunto de 16 comportamentos que nos ajudam a enfrentar com sucesso os mais variados desafios e problemas encontrados na escola, no trabalho ou na vida cotidiana, entre eles: persistir; pensar de maneira flexível; questionar e levantar problemas; criar, imaginar e inovar.

Este será o quinto encontro do in.MIND, que já recebeu grandes referências em educação no mundo nos últimos encontros virtuais –-as conversas podem ser acessadas na íntegra no canal oficial do Youtube (confira mais abaixo).

 
 

Para participar das conversas, abertas ao público e conduzidas em inglês, basta acessar o link pelo site escolaconcept.squarespace.com. No canal, os participantes também podem deixar seus contatos para receberem uma série de artigos que se conectam ao tema.

Escola inovadora

Nas escolas do futuro, também chamadas de inovadoras, estabelecem-se novas relações culturais entre estudantes e educadores, de modo a promover perguntas reflexivas, valorizar a curiosidade e desenvolver hábitos e comportamentos necessários para lidar com situações de instabilidade e poucas certezas, como estamos vivenciando de maneira singular com a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Na Escola Concept, o processo educacional é mais valorizado do que o resultado, ou seja, o estudante é preparado para enfrentar desafios que estão além dos vestibulares.

Com base nos pilares Sustentabilidade, Empreendedorismo, Colaboração e Fluência Digital, a Escola Concept construiu um currículo próprio, em que as oportunidades de aprendizagem se dão por meio de situações ativas. O estudante aprende fazendo.

Algumas dessas abordagens são o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada em Projetos e as Rotinas do Pensamento Visível.

Para construir sua proposta de ensino e aprendizagem, a Concept contou com parceiros e consultores de renome como Mark Church, co-autor de “Making Thinking Visible” (Project Zero/ Harvard) e Bena Kallick, fundadora do The Institute for Habits of Mind.

O modelo da Finlândia também forneceu uma forte inspiração e troca de experiências. Mantemos forte contato com a secretária de Educação de Helsinque, Marjo Kyllonen, que já visitou mais de uma vez cada um dos três campus da escola –São Paulo, Ribeirão Preto e Salvador.

Confira abaixo como foram os outros encontros da série in.MIND:

Tony Wagner – Professor de Educação em Inovação no Technology & Entrepreneurship Center da Universidade de Harvard, escritor de “Creating Innovators” e co-produtor do documentário “Most Likely to succeed”, entre outras publicações.

Marjo Kyllönen – Secretária de Educação e Desenvolvimento de Helsinque, na Finlândia, falou sobre o modelo educacional do país.

Dido Balla – Líder regional da Goldie Hawn Foundation e fundador da FitLit, organizações que atuam pela a saúde mental de crianças, educador e empreendedor e especialista em Mindfulness.

 

Ewan McIntosh – Fundador da NoTosh Limited, uma empresa de consultoria internacional focada em Design Thinking, Educação e Aprendizagem.