Famosos revelam suas imagens favoritas em campanha sobre cegueira
Para chamar a atenção de uma doença desconhecida que atinge 10 milhões de brasileiros, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo perguntou para Alessandra Negrini, Bárbara Paz, Fernando Scherer, Helena Ranaldi, Isabel Fillardis, Virna Dias e Zetti, entre outros, qual imagem eles sentiriam mais falta se não pudessem mais enxergar.
E ilustrou os depoimentos de atores e atletas com duas imagens: a da visão normal e a da comprometida por uma doença da retina, estrutura ocular que capta e processa as imagens no olho humano. O resultado compõe a mostra “Veja Bem, Veja para Sempre”, em cartaz até 1º de julho na Estação da Luz, em São Paulo, com entrada franca.
- Retinopatia diabética pode causar cegueira irreversível
- Chocolate amargo protege visão e sistema cardiovascular
Fernando Scherer, o Xuxa, revela que a imagem que mais sentiria falta seria a da piscina do Hotel Unique, em São Paulo, onde ele treinou muitas vezes e que considerar “a mais especial de todas”. Já Helena Ranaldi elegeu a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro: “Um lugar encantador que nunca quero deixar de ver”.
A exposição tem como objetivo mostrar ao público os riscos e as formas de prevenção das principais doenças da retina –retinopatia diabética, edema macular diabético, degeneração macular relacionada à idade, e oclusão venosa–, além da importância do diagnóstico e do tratamento precoce que podem evitar a cegueira.
Por QSocial